Whey Protein: Benefícios para Hipertrofia, Saúde e Emagrecimento

Whey Protein: Benefícios para Hipertrofia, Saúde e Emagrecimento

Um dos suplementos mais famosos e utilizados no mundo inteiro é o Whey Protein. Ele é mais indicado para quem deseja aumentar os níveis de massa muscular e existem variações que atendem tanto quem está começando na musculação, quanto quem já é antigo.

Tenho certeza que você já ouviu falar do Whey Protein, mesmo que você não seja envolvido (a) com o mundo esportivo. Isso porque, diversos médicos e nutricionistas indicam esse suplemento para pessoas comuns, devido aos seus diversos benefícios para a saúde.

Além disso, há outro benefício que está relacionado com o uso desse suplemento: o emagrecimento. Contudo, é sempre bom deixar claro que ele apenas ajuda na queima de gordura, até porque, está não é a sua função, para isso existem os termogênicos.

Te convido então para conhecer de perto todos os benefícios que o Whey Protein proporciona ao seu usuário seja de forma direta ou indireta, além de conhecer os efeitos colaterais que podem ser causados pelo mal uso e as contraindicações.

Tá pronto (a)? Então vamos nessa!

O que é o whey protein?

O whey protein é um suplemento alimentar de alto valor biológico feito com a proteína do soro do leite. Em sua composição há também aminoácidos como a Glutamina, a Arginina, além dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) que são a Leucina, Isoleucina e a Valina.

Existem algumas variações de Whey Protein com características próprias tais como o Concentrado, o Isolado, o Hidrolisado, o 3W e até mesmo o Whey Protein Feminino.

Benefícios para o ganho de massa muscular

A proteína é o principal macronutriente responsável pela construção e recuperação muscular. Quando estamos praticando algum exercício de musculação, nossas fibras musculares sofrem diversas micro lesões que são regeneradas no seu período de descanso.

O Whey Protein irá potencializar essa regeneração muscular, fazendo com que o músculo se desenvolva muito mais rápido.

Além disso, esse suplemento proporciona uma rápida digestão, o que é uma de suas vantagens. A proteína é formada por diversos tipos de aminoácidos e, quando se tem uma rápida digestão, esses aminoácidos penetram de forma mais rápida e fácil na corrente sanguínea.

Um dos principais aminoácidos pertencentes nas proteínas é a leucina. Se trata de um aminoácido essencial (que o nosso corpo não produz) que age diretamente reconstrução das fibras musculares, gerando assim uma melhor hipertrofia.

Outros benefícios que o Whey Protein garante ao nosso corpo é o aumento da energia e resistência física, diminuição da fadiga (cansaço) muscular, previne dores musculares no pós treino entre outros fatores que melhoram a performance dos treinos e, consequentemente, os resultados no ganho de massa muscular.

Benefícios para a saúde

O Whey Protein não é um suplemento exclusivo para praticantes de musculação, ou seja, qualquer tipo de pessoa pode fazer o seu consumo, desde que haja necessidade e que respeitem as orientações de uso do fabricante ou nutricionista.

Entre os principais benefícios do Whey Protein relacionado à saúde, podemos destacar:

  • Ajuda no tratamento da asma;
  • Previne problemas cardiovasculares;
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol;
  • Ajuda a controlar a glicose no sangue;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial;
  • Aumenta a imunidade;
  • Entre outros.

Outro ponto a ser destacado sobre o Whey Protein é que ele gera alguns benefícios para os portadores de HIV. Ele evita que as células do vírus danifiquem os tecidos musculares e que percam massa muscular.

Além disso, a glutamina presente no Whey ajuda no aumento da imunidade que é prejudicada com o surgimento do vírus. Contudo, caso você seja portador do HIV, o recomendado é pedir uma orientação médica antes de fazer o seu uso.

Benefícios para o emagrecimento

Apesar do Whey Protein não ser exclusivamente para a queima de gordura corporal, há alguns fatores relacionados com o seu consumo.

Por exemplo, quando fazemos o uso desse suplemento combinado com uma dieta balanceada e um treino adequado, o nosso metabolismo tende a trabalhar de forma mais acelerada. Dessa forma, o nosso organismo irá queimar mais gordura.

Além disso, é cientificamente comprovado que o Whey Protein pode ajudar no controle da saciedade, principalmente o Whey Feminino que contém proteína de soja em sua composição. Assim, você comerá apenas o que for necessário, evitando alimentos calóricos e outros tipos de besteiras que fazem engordar.

É importante deixar claro que não é qualquer tipo de Whey Protein que é indicado para quem está em uma dieta de perda de peso. Por exemplo, o Whey Concentrado contém apenas de 70 à 80% de proteínas com uma concentração maior de gorduras e carboidratos.

Sendo assim, o mais indicado nesses casos é o Whey Isolado que contém 90% de proteínas e um teor muito mais baixo de gorduras e carboidratos.

Ainda, tome cuidado com as quantidades de Whey Protein, porque o excesso de proteínas do organismo pode se transformar em gordura localizada, o que não é nada interessante ara quem deseja emagrecer.

whey

Efeitos colaterais e contraindicações

Como vimos, o Whey Protein é derivado da proteína do soro do leite e a maioria de suas versões contém lactose. Portando, que for intolerante à esse dissacarídeo (lactose) deve evitar o seu consumo, caso contrário poderão surgir alguns efeitos colaterais como:

  • Desconforto gástrico;
  • Gases;
  • Problemas no aparelho digestivo;
  • Dores de barriga;
  • Diarreia.

Mulheres grávidas devem evitar o seu uso, visto que as composições desse suplemento podem não fazer bem para a formação do bebe. Ainda, pessoas com problemas nos rins, fígado ou qualquer outro tipo de doença devem consultar um médico antes do uso.

Conclusão

Agora que você já conhece todos os benefícios que o Whey Protein é capaz de gerar para o ganho de massa, saúde e até mesmo emagrecimento, está esperando o que para comprar logo o seu pote?

Respeite sempre as quantidade recomendadas pelo fabricante ou pelo seu nutricionista e fique atento também às contraindicações. Fazendo isso, você poderá evitar problemas sérios de saúde.

Quer aprender mais sobre vários outros tipos de suplementos? Recomendo que CLIQUE AQUI e acesse o Dicas de Musculação, que possui artigos diários sobre musculação, suplementação, treino e muito mais!

Boa suplementação!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment