Vitiligo: Entenda o que é e como surge esse problema de pele

Vitiligo: Entenda o que é e como surge esse problema de pele

Muito se fala a respeito do vitiligo, mas pouco se sabe realmente sobre esse problema de saúde que ataca muitas pessoas em todo o mundo. Há até um certo misticismo e muitos boatos sobre o vitiligo e todos eles vão ser desmentidos agora neste texto.

Nos tópicos a seguir você vai descobrir toda a verdade a respeito do vitiligo. O que ele é, quais são as causas, se há tratamento, cura, entre outras questões que envolvem esse assunto. Confira!

O que é?

O vitiligo é uma doença que ocorre, normalmente, em pessoas com peles mais escuras. Nela, partes do corpo ficam mais claras, ou seja, perde-se a pigmentação de parte da pele. Normalmente são algumas partes em separado, formando círculos brancos em pontos específicos da pele. Mas ela pode ser mais evidente e deixar membros e partes do corpo inteira de uma pessoa completamente branca.

O problema ocorre porque as células que promovem o pigmento da pele começam a morrer ou, simplesmente, param de funcionar. Assim, as manchas brancas se espalham pela pessoa e não param, caso ela não comece um tratamento.

Quais são as causas do Vitiligo?

O vitiligo ocorre quando as células que produzem a melanina morrem ou param de funcionar, não se sabe ainda o porquê que isso acontece, mas existem algumas suspeitas.

Pesquisadores acreditam que o vitiligo ocorre por ser uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico da pessoa destrói as células da melanina. Alguns também afirmam que a doença pode ser hereditária, ou seja, passar de pai e mãe para filhos.

Outras questões como a exposição excessiva ao sol, o estresse e o contato com produtos químicos diversos também podem estar relacionados ao aparecimento do vitiligo.

A questão é que tudo isso são apenas suposições e tentativas de descobrir a verdade. Ainda não se sabe a causa real do vitiligo. Tanto por isso que também não se conhece a cura dessa enfermidade.

Sintomas

O principal sintoma desse distúrbio é o aparecimento de manchas brancas por diversas partes da pele. Em algumas situações, essas manchas se encontram e formam uma grande pele branca em alguma parte específica do corpo do paciente.

Além das manchas brancas, o vitiligo também tem como sintomas uma sensibilidade na área afetada e até dor. O mais comum é apenas o aparecimento da mancha, mas esses outros sintomas podem aparecer em alguns pacientes.

A preocupação maior por parte dos especialistas são os sintomas paralelos que ocorrem pelo simples fato da doença ter aparecido. Esse são os sintomas psicológicos, de baixa autoestima, de ansiedade, depressão, pânico e outros. Até para evitar esses problemas, o ideal é ir logo ao médico, fazer o tratamento e se livrar das manchas o quanto antes.

vitiligo tem cura

Qual o tratamento?

Apesar de não ter cura reconhecida pela comunidade científica mundial, o vitiligo tem tratamento e ele funciona. As manchas param de se espalhar pelo corpo do paciente e, em alguns casos, elas até desaparecem.

Normalmente, o dermatologista usa medicamentos e equipamentos que devolvem a pigmentação para a área afetada por esse distúrbio Em outros casos são feitos até transplantes de células de melanina para recuperar a cor em determinadas partes do corpo do paciente.

A escolha do tratamento que vai ser utilizado é feita pelo profissional especialista. Cada caso tem um tratamento diferente, por isso o melhor é ir logo ao médico e começar o seu para evitar que o vitiligo se espalhe por outras partes do seu corpo.

Vitiligo é genético?

Não existe certeza sobre as causas do vitiligo, mas alguns pesquisadores estudam e acreditam na possibilidade dele ser hereditário, ou seja, passar de pai e mãe para filhos e filhas.

Tem cura?

O vitiligo não tem cura, mas com o tratamento é possível você eliminar todas as manchas da sua pele para sempre. Vai depender do nível da doença e da gravidade da situação, mas em boa parte das vezes a pessoa consegue uma coloração bem parecida com a da pele dela após iniciar o tratamento com o dermatologista.

Tem prevenção para vitiligo?

Não tem como falar em prevenção, já que não se sabe a causa do vitiligo. Logo, não tem como prevenir essa doença. No mais, caso apareça uma mancha, por menor que seja, na sua pele, vá ao dermatologista e comece o tratamento imediatamente. Quanto antes você eliminar os sintomas da doença, melhor para a sua pele e para a sua autoestima.

Se tiver gostado deste texto sobre vitiligo, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment