A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes para o corpo humano, isso da ao fato de ela ser necessária para o tecido ósseo, para o sistema imunológico, uma vez que ela é importante para o tratamento de doenças autoimunes como a artrite e a esclerose múltipla. A maior vantagem da vitamina D é que sua principal fonte de produção é por meio da exposição ao sol, uma vez que os raios ultravioletas do tipo B são capazes de ativar a produção dessa substância. Conheça tudo sobre a vitamina D, seus benefícios e como adquiri-la.
Qual a importância da Vitamina D?
A vitamina D é importante para o corpo, pois sua ausência pode gerar várias complicações no organismo humano. Na realidade a vitamina D é um hormônio e não uma vitamina, mas isso só foi descoberto muito anos após ela ser denominada como uma vitamina, o motivo disso é que o corpo humano é capaz de produzi-la, além de ingeri-la durante a alimentação.
O sol produz de 80 a 90% da quantidade vitamina D necessária ao organismo, mas ela também pode ser adquirida por meio de alimentos como peixes, além disso, ela já é produzida em laboratórios e pode ser ingerida como suplemento, quando existe carência dela.
A vitamina D é muito importante para gestantes, a falta dela pode favorecer aborto espontâneo, nos três primeiros meses de gravidez, e aumenta as chances de a criança nascer com autismo.
Durante muitos anos a vitamina D seria boa apenas para os dentes e o sistema ósseo, porém pesquisas recentes revelam que ela possui multifunções no corpo humano, como a capacidade de reduzir as chances de algumas doenças.
Benefícios da vitamina D
Atualmente muitas pessoas passaram a apresentar deficiência de vitamina D, pois a rotina em ambientes fechados dificulta a produção da vitamina, que é estimulada pelo sol. Conheça alguns benefícios da Vitamina D e porque ela deve estar bons níveis no organismo.
- Doenças autoimunes: a vitamina D é usada no tratamento de doenças autoimunes, ou seja, aquelas em que o sistema imunológico ataca e destrói os tecidos do corpo. Algumas doenças autoimunes que podem ser tratadas com a vitamina D são: esclerose múltipla, artrite reumatoide e problemas oftalmológicos.
- Prevenção de câncer- A presença satisfatória de vitamina D no organismo ajuda a evitar 17 tipos de câncer, dentre eles, o de mama, próstata e melanoma. A vitamina D participa do processo de diferenciação das células, o que auxilia para que elas não se tornem cancerosas e ainda promove autodestruição das células cancerosas.
- Gripe e resfriados: Pessoas com baixos níveis de vitamina D no corpo são mais propensas a gripes e resfriados, além de infecções respiratórias.
Alimentos que possuem vitamina D
Confira alguns alimentos que são ricos em vitamina D
- Óleo de fígado de bacalhau
- Salmão cozido
- Ostras cruas
- Leite ninho
- Ovo cozido
- Fígado de galinha
- Sardinhas
Efeitos colaterais
Se consumida dentro do recomendado, e com acompanhamento de um profissional, a vitamina D não possui efeitos colaterais. Mas ao consumi-la em excesso pode prejudicar os rins e aumentar absorção de cálcio no corpo.