Sintomas da zika: Saiba aqui quais são!

Sintomas da zika: Saiba aqui quais são!

Atualmente o zika vírus tem tirado o sono de muitas pessoas, principalmente das gestantes. Acontece que a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti – o mesmo que transmite a dengue – pode causar a microcefalia em bebês. Com sintomas parecidos ao da dengue, a zika ainda é motivo de estudos e pode ocasionar outras doenças, sendo uma preocupação para médicos e pacientes. Conheça mais sobre os sintomas da zika e como identificá-los.

A zika

A zika é uma doença transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti e pode ser passado da mãe para o filho durante a gestação, ocasionando em um quadro de microcefalia. A microcefalia é uma doença neurológica grave que pode afetar a audição, visão e fala dos bebês.

A zika também pode ser transmitida de uma pessoa para outra através da relação sexual sem camisinha. Médicos ainda estudam a possibilidade de o zika vírus ser transmitido através da saliva e da mãe para o bebê através do leite materno.

Sintomas da zika

A zika pode ser confundida com a gripe e apresenta sintomas mais brandos que os da dengue. É importante procurar um médico assim que notar o aparecimento de um ou mais sintomas para que ele possa fazer o acompanhamento e diagnóstico, além de indicar o tratamento correto.

Os sintomas da zika começam a aparecer de 7 a 10 dias após a picada do mosquito. O paciente com zika apresenta febre de 37,8°C a 38,5°C assim que o vírus se instala no organismo. Isso acontece devido ao trabalho dos anticorpos tentando combater o vírus.

Também são observadas manchas vermelhas pela pele acompanhadas ou não de coceira. As manchas geralmente começam na região da face e vão se alastrando pelo corpo. Esse sintoma é um dos mais confundidos com o da dengue, que também pode apresentar manchas pelo corpo.

Logo o paciente começa a sentir dores musculares e nas articulações dos pés e das mãos com intensidade elevada, o que dificulta a movimentação até mesmo para tarefas do cotidiano. A dor pode vir acompanhada ou não de inchaço e vermelhidão na região.

Além disso, o paciente infectado com zika apresenta vermelhidão e sensibilidade nos olhos, o que pode ser confundido com uma conjuntivite, porém sem apresentar secreções. Também são sentidas dores de cabeça com intensidade moderada na região dos olhos.

Os sintomas da zika podem incluir variações menos comuns como diarreia, dor de garganta, dor abdominal, náusea, vômito, aftas e prisão de ventre. Alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma ao contrair o zika vírus, o que torna o diagnóstico e percepção da doença muito mais difícil.

Diferentemente da gripe e do resfriado, a zika não apresenta tosse ou catarro e ao quando comparada aos sintomas da dengue, não apresenta casos de sangramento. Por isso, se você notar o aparecimento de sintomas diferentes, é importante procurar um médico e não fazer a automedicação.

A zika é uma doença que pode causar problemas na gestação e por esse motivo deve ser tratada e diagnosticada o quanto antes. Exatamente por isso, inclusive, é que é essencial conhecer os sintomas da zika e como identificá-los para procurar ajuda médica imediata.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment