Sintomas da gravidez: Veja os principais

Sintomas da gravidez: Veja os principais

A gestação é o sonho de muitas mulheres e para aquelas que planejam o primeiro filho qualquer sintoma fora do normal já é encarado como uma possível gravidez. Quando se está na fase de tentativas, é natural esperar mudanças e sintomas, sendo mais fácil perceber a gravidez em seu início. Mas quando não se está esperando, os sintomas acabam passando despercebidos ou sendo encarados como apenas um mal estar. Normalmente, os primeiros sintomas começam a surgir depois de 3 semanas a partir da fecundação, portanto fique atenta e veja os principais sintomas de gravidez.

Alteração nos seios

Alterações nos seios podem ser sintomas de gravidez. Normalmente, durante o início da gestação a auréola costuma adquirir um tom mais escuro e os seios ficam inchados e doloridos. Além disso, as veias dos seios podem ficar mais visíveis.

Atraso na menstruação

O sintoma clássico da gravidez é o atraso na menstruação, porém só o atraso pode não significar uma gestação, já que pode apontar problemas hormonais ou estresse.

Aumento das idas ao banheiro

Futuras mamães costumam ir ao banheiro mais vezes do que o normal e isso acontece por causa da produção do hormônio gonadotropina coriônica humana, o hCG. Não é um sintoma determinante, entretanto, pois pode indicar apenas o período pré-menstrual.

Cólicas

Cólicas fora de hora podem indicar uma possível gravidez e merecem atenção. As dores podem aparecer porque seu corpo estará se preparando para acomodar o feto, mas se as dores forem acima do normal, procure seu médico.

Dor de cabeça

Se você começar a sentir dor de cabeça de repente ou em momentos que não costumam aparecer, pode ser um sintoma de gravidez. Comece a reparar com que frequência a dor de cabeça aparece.

Enjôo

Outro sintoma clássico de gravidez é o enjôo, principalmente matinal. Porém não é um forte indicativo, já que algumas gestantes não apresentam náuseas durante toda a gravidez.

Mudanças de humor

Mudanças bruscas de humor também podem ser indicativas de gravidez, quando aparecerem em conjunto com outro sintoma. Isso acontece por causa dos hormônios que o corpo estará produzindo por causa do feto.

Sensibilidade a odores

Se você começar a se incomodar com cheiros que antes passavam despercebidos, você pode estar grávida. Gestantes costumam ficar mais sensíveis a odores que podem ocasionar em enjôo. Portanto se for algo fora do comum, suspeite.

Sono

Muitas futuras mamães sentem sono durante o início da gravidez e é notado por ser diferente do normal. A sensação de cansaço é muito maior e você precisará dormir mais.

Confirmando a gravidez

O único método de confirmar com segurança uma possível gravidez é o exame de sangue, portanto se você apresentar algum dos sintomas acima, procure seu médico e marque um exame de sangue. Exames de farmácia podem auxiliar a detectar a gravidez, mas não são completamente certos, portanto, se você quiser confirmar, marque uma consulta com seu médico.

Sabendo os principais sintomas da gravidez, você poderá notar melhor mudanças em seu corpo e agendar uma consulta com seu médico.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment