Shiatsu: Veja os benefícios dessa técnica!

Shiatsu: Veja os benefícios dessa técnica!

De origem asiática, o shiatsu é um tipo de massagem que permite que o corpo entre em equilíbrio e faz com que a circulação de energia aconteça da maneira correta. Dessa forma, o corpo passa a funcionar de maneira melhor. Mas você sabe como é feita? Para tirar suas dúvidas, descubra como funciona essa técnica.

Análise da situação

A primeira coisa a ser realizada pelo profissional é uma avaliação de toda a situação do paciente, como seu estilo de vida, suas queixas e principais problemas. Com isso, o procedimento é realizado de modo a conseguir atingir os lugares certos para uma sensação de calma, tranquilidade e mais energia.

Pressão em pontos específicos

Para ser realizado da maneira correta, esse tipo de massagem inclui a pressão de determinados pontos do corpo onde existam obstáculos bloqueadores de energia. Assim, pressionando-se corretamente, o que acontece é uma liberação e distribuição harmônica da energia em todo o organismo. Diferentemente de outras massagens, portanto, essa técnica não inclui os movimentos de vaivém e, sim, de pressão.

Os pontos onde ocorre a pressão são chamados de “tsubos”, responsáveis por formar os meridianos, canais energéticos do corpo. Os meridianos estão ligados a órgãos vitais e é em seu interior que circula a energia vital. Com isso, ao retirar os obstáculos a energia passa a circular livremente.

Uso das mãos, cotovelos e joelhos

Embora a palavra shiatsu signifique, literalmente, “pressão com os dedos”, a massagem pode ser realizada também com a palma das mãos, com os punhos, com os cotovelos e com os joelhos.

O uso de diferentes partes do corpo é feito para garantir um alongamento feito da maneira correta, eliminando todos os obstáculos para a energia.

Uso de óleos essenciais

O terapeuta também pode utilizar óleos essenciais durante o procedimento para conseguir resultados ainda melhores. Esses óleos ajudam o corpo a relaxar, além de facilitar a aplicação da pressão correta pelo profissional.

O ambiente é importante

Para que essa técnica funcione também é importante atentar-se ao ambiente e a massagem geralmente é realizada sobre um tapete específico ou em uma cadeira própria. O paciente pode ou não despir-se e é preciso manter o máximo de silêncio e relaxamento no ambiente.

Reeducação mental

Uma das principais características do shiatsu é que ele não inclui apenas uma reeducação física, mas também uma reeducação mental. Isso acontece porque essa técnica se baseia no Yin-Yang, uma teoria que diz que há uma luta constante entre duas forças e energias opostas. Atingindo-se o equilíbrio, portanto, consegue-se prevenir e tratar as doenças.

Os benefícios

Além de causar uma melhora em dores musculares, essa técnica também garante mis energia, melhora de doenças renais, melhora de dores de cabeça, melhora do funcionamento do sistema digestivo, diminuição da ansiedade, além de levar a uma sensação de bem-estar e relaxamento. Além disso, a pessoa também passa a se prevenir de doenças, já que com a energia em equilíbrio o corpo funciona melhor para combater as doenças.

Dessa forma, o shiatsu é uma técnica milenar que visa ao reestabelecimento ou manutenção do equilíbrio da energia vital. Com isso, o corpo se torna mais saudável e mais protegido. Assim, essa técnica funciona de acordo com a pressão em pontos específicos, retirando obstáculos para a energia e conseguindo um corpo mais relaxado e mais saudável.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment