Saúde na terceira idade

Saúde na terceira idade

Ter uma dieta adequada aliada a boas atividades físicas que dêem prazer ajudam na saúde na terceira idade. Isso por causa do convívio social e melhoria do organismo por redução do risco de fraturas e quedas.

São fatores que auxiliam na autoconfiança e auto-estima do idoso, fazendo com que ele se mantenha e se sinta independente tanto física quanto psicologicamente. Portanto, é algo de suma importância.

É claro que a saúde na terceira idade depende muito do que foi feito no passado. Se o idoso tiver sido muito sedentário e se alimentado mal, provavelmente a expectativa de vida será mais baixa comparado com alguém que sempre teve uma vida saudável. Porém, antes tarde do que nunca: é possível sim dar uma amenizada.

Atividades físicas e a saúde na terceira idade

Se exercitar regularmente é importante em qualquer fase da vida, mas na terceira idade é essencial. Caminhadas são ótimas, pois fazem com que o sistema cardiorespiratório seja auxiliado além de reduzir a perda de massa óssea.

Atividades que visam fortificar os músculos também são excelentes porque previnem a perda de massa muscular. Se a massa óssea já vai se perdendo naturalmente desde os 50 anos, tem-se uma perda muscular de cerca de meia quilo por ano!

Ambos os exercícios melhoram o equilíbrio corporal causando estabilidade nas articulações. Os dois em conjunto previnem quedas – muito comuns na terceira idade – e o dano grave caso elas aconteçam.

Aqueles que pretendem ter mais saúde na terceira idade, mas sempre foram sedentários precisam de um cuidado especial. Uma avaliação médica faz se necessária para verificar se o idoso tem alguma restrição ou não além de saber qual é o exercício mais adequado.

Claro que sempre se deve pensar naquele mais prazeroso para que não seja largado. Além disso, é importante não estar em jejum antes da prática deles e ter bastante cuidado com a roupa que irá usar, a intensidade e a frequência.

Alimentação saudável para mais saúde na terceira idade

Além dos exercícios, é necessária uma boa alimentação saudável e balanceada. Horários devem ser respeitados, a quantidade deve ser adequada e a escolha impecável.

Como a alimentação está diretamente ligada ao desempenho que o idoso terá nas suas atividades físicas, não poderíamos deixar de citar algumas dicas. Veja uma lista de alimentos bons visando mais saúde na terceira idade.

Castanha do Pará e Cereais Integrais

Todos esses têm zinco, nutriente muito importante para estimular o apetite. Dentre os cereais integrais podemos citar o arroz integral, trigo e aveia. Eles também têm a vantagem de estimular o paladar.

Como menos alimentos refinados

Os alimentos que são feitos com farinha branca como biscoitos refinados, pão francês arroz branco e outros são contra indicados. Isso porque eles estimulam a flatulência, atrapalhando o processo da digestão.

Ingira alimentos bons para os ossos

Como falado anteriormente, os ossos tem um declínio na sua qualidade depois dos 50 anos. Para melhorar a saúde na terceira idade dos ossos, busque fontes naturais de cálcio – como brócolis, gergelim, linhaça etc – e de magnésio – como banana, grãos de bico, castanha do Pará e gergelim.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment