Sacarose: Para que serve? Faz mal ao organismo? Qual a fórmula?

Sacarose: Para que serve? Faz mal ao organismo? Qual a fórmula?

A sacarose é um elemento químico que pode ser retirado da cana-de-açúcar, da beterraba ou de algumas frutas. É usada na fabricação de açúcar de mesa e de outros itens doces. Mas para que serve a sacarose?

O que é a sacarose?

A sacarose é o nome dado para o açúcar de mesa ou açúcar refinado, trata de uma espécie de glicídio constituído por duas moléculas, uma de glicose e outra de frutose. Em temperatura ambiente, esse elemento tem a forma de pequenos cristais, que se dilui em água e tem o gosto doce.

A sacarose pode ser encontrada em excesso na cana-de-açúcar, beterraba e frutas. E de acordo com as leis brasileiras, o açúcar é especificado conforme o nível.

Para que serve?

A sacarose tem várias funções. Ela é usada na indústria de alimentos para produção de iguarias, como por exemplo, o chocolate que precisa de uma boa quantia de sacarose devido ao seu sabor doce.

Para o nosso organismo, funciona da mesma forma que outros carboidratos, dando energia para o sustento do corpo.

O nosso corpo precisa de energia para tudo, até mesmo para respirar. A sacarose no organismo é dividida em frutose e glicose, e a célula usa a glicose tirada de algum carboidrato que comemos para nos dá essa energia.

açúcar

Frutose

A frutose é uma espécie de açúcar natural encontrado em cereais, frutas e no mel, no entanto, vêm sendo acrescentada de modo artificial em alguns alimentos pela a indústria, para substituir o açúcar refinado.

Por causa disso, o consumo em excesso de produtos industrializados tem prejudicado a saúde, causando muitas doenças. Já a frutose encontrada nos alimentos, não provoca mal à saúde.

Glicose

A glicose é um elemento químico que pertence a classe dos carboidratos simples. É usada como combustível pelo sistema celular que destrói essa molécula para obter energia para que o organismo funcione.

Chamada de glucose, a sistematização da glicose é realizada através do pâncreas, liberando insulina quando a quantia desse carboidrato é excessiva.

A glicose é formada pela planta por meio de um método conhecido como fotossíntese. A molécula de glicose é produzida por meio da ligação de moléculas de gás carbono e água com a ajuda do sol e do oxigênio.

Maltose

A maltose é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de a-D-glicose e uma de a-B-glicose. Esse tipo de açúcar não se encontra livremente na natureza, ele é alcançado por métodos digestivos, quando no organismo são quebradas as moléculas de amido em partes de maltose e em seguida, em moléculas de glicose, possibilitando seu absorvimento pelo organismo.

Tem gosto adoçado, porém, é menos doce que a sacarose. A maltose é o elemento básico do malte, usado na produção de cerveja.

fórmula da Sacarose

Fórmula da  sacarose

A fórmula da sacarose é C12H22O11. É produzida por meio da solidificação da frutose e da glicose. A solidificação é a junção desses elementos com a ausência de uma molécula de água.

Ela engorda?

A sacarose tem a função de produzir energia, assim como muitos outros carboidratos. Se consumida na quantidade correta, ela não traz malefícios. No entanto, se for consumida sem controle, ela pode sim contribuir para o ganho de peso.

Isso ocorre por que quando não é utilizada pelo nosso organismo, ela é guardada no formato de gordura. Além de ajudar no ganho de peso, seu excesso também pode causar o surgimento de algumas doenças, como por exemplo, a diabetes.

A sacarose faz mal?

Como foi dito antes, a sacarose é o nosso açúcar de mesa. Esse tipo de açúcar pode provocar muitos problemas de saúde. O consumo constante e exagerado de açúcar, nessa situação, de sacarose pode ocasionar uma instabilidade no desempenho do organismo.

Por este motivo, a recomendação é evitar ou diminuir consideravelmente o consumo de alimentos industrializados e investir em alimentos naturais, que irá fornecer a glicose necessária para o nosso organismo trabalhar corretamente.

O consumo em frequente e em excesso de sacarose pode causar doenças como obesidade, diabetes, constipação, colesterol alto, câncer, espinhas, pressão alta, cárie, gastrite, entre outros.

É comum ter intolerância a sacarose?

A intolerância é uma condição em que o organismo não tem capacidade de digerir o açúcar comum. Essa espécie de intolerância pode acontecer em vários momentos da vida.

Ela acontece por causa da falta da formação da enzima sacarase-isomaltase. Quando o açúcar chega na área de absorvimento no intestino elas não são assimiladas, causando diarreias, abdômen inchado e vômitos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment