Sabonete íntimo: É bom usar? Como escolher?

Sabonete íntimo: É bom usar? Como escolher?

Cuidar da região íntima é uma tarefa importante para as mulheres e que pode evitar infecções e aparecimento de doenças. Quando se fala em higiene íntima feminina, logo se vem à cabeça o sabonete íntimo, produto indicado especialmente para a região. Mas é bom usar o sabonete íntimo? Como escolher a opção certa para você? Saiba mais sobre o assunto e tire suas dúvidas.

Sabonete íntimo

Afinal, o que é o sabonete íntimo e o que o torna diferente dos sabonetes comuns? O sabonete íntimo trata-se de um produto desenvolvido especialmente para ser utilizado na região íntima da mulher. Ele possui pH compatível com a regiãom mantendo-a saudável e prevenindo o aparecimento de infecções.

É bom usar o sabonete íntimo?

Ainda há uma grande divergência de opiniões sobre o assunto, porém a maioria dos ginecologistas aconselha o uso do sabonete íntimo. Por ser incolor e não possuir fragrância, o sabonete íntimo não causa alergias na pele, sendo ideal para mulheres mais sensíveis.

Além disso, o sabonete íntimo ajuda a balancear o pH da região que pode entrar em desequilíbrio devido ao estresse, problemas hormonais ou falhas no sistema imunológico. O sabonete líquido também controla os odores da região íntima, o que confere uma sensação mais agradável durante seu uso, porém ele pode mascarar odores referentes a doenças sexualmente transmissíveis e por isso não deve ser usado todos os dias.

Como usar o sabonete íntimo corretamente?

O sabonete íntimo deve ser usado apenas uma vez por dia e no máximo duas vezes por semana, pois se usado em excesso pode prejudicar a barreira de proteção natural da região íntima, o que pode facilitar as infecções.

O certo é utilizar o sabonete íntimo apenas na parte externa da região íntima, evitando o contato do produto na parte interna que é mais sensível a qualquer tipo de substância diferente apesar do produto ter baixas chances de causar alergias.

Como escolher o sabonete íntimo?

Existem dezenas de opções de sabonete íntimo à venda nos mercados e farmácias tornando a hora da escolha difícil. Para escolher o sabonete íntimo certo, confira se o produto possui ácido lático em sua formulação, pois esse ácido irá manter o pH da região íntima.

Para que sua escolha seja bem efetuada, procure adquirir um produto que seja bem recomendado e tenha boa posição no mercado. Mas lembre-se: nem sempre o sabonete íntimo mais caro é o melhor. Para tirar suas dúvidas peça indicações para o seu ginecologista.

Posso substituir o sabonete íntimo?

O uso do sabonete íntimo não é obrigatório e muitas vezes investir em um produto desses pesa no orçamento. Para quem não pode comprar ou deseja outra opção para usar no lugar do sabonete íntimo, basta optar pelos sabonetes sem cor e sem fragrância e nesse caso os sabonetes infantis são ideais.

Você também pode usar o sabonete neutro que ajudará a higienizar a região íntima e não trará nenhum risco de alergia. Use o sabonete uma vez por dia e o ideal é que se você for tomar mais de um banho, opte apenas pela água após usar o sabonete.

Conhecendo os benefícios que o sabonete íntimo pode lhe proporcionar, os cuidados a se tomar e como escolher o produto certo, você poderá decidir incluí-lo ou não em sua higiene íntima.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment