O uso de óleos essenciais de plantas de forma caseira ou em produtos artesanais para repelir mosquitos e insetos está se tornando prática comum. Muitas pessoas questionam se estes repelentes naturais de fato funcionam e como estes podem ser feitos em casa também.
Veja, neste artigo, o que são os repelentes caseiros e se eles funcionam, como fazer e também algumas receitas para o seu dia a dia.
Os repelentes caseiros realmente funcionam?
A utilização de plantas como repelentes para insetos é uma prática bastante antiga, sendo citada, inclusive, na literatura greco-romana, onde é bastante comentado o uso de folhas e frutos da cidra.
Em algumas regiões da Índia, as mulheres costumam aplicar todos os dias a cúrcuma em óleo vegetal para se protegerem dos mosquitos. No México, o urucum dissolvido em óleo vegetal também é bastante usado como repelente contra mosquitos e outros insetos durante as pescarias ou no trabalho agrícola.
Atualmente, os repelentes naturais mais utilizados são o piretro, a citronela e a andiroba. Estas duas últimas, por sua vez, foram acrescentadas em diversos repelentes comerciais e também em produtos como velas, incensos que ajudam a espantar os insetos e mosquitos do ambiente.
A manufatura e o uso comunitário de repelentes à base de plantas também vêm sendo propostos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (OMS, 1993), indicando-se a mistura de óleo de citronela e do álcool canforado como repelentes contra mosquitos e outros insetos.
Veja, a seguir, receitas de repelentes caseiros para se fazer no dia a dia:
Repelente caseiro de cravo:
Ingredientes:
- 500 mL de álcool líquido comum a 70%;
- 10 gramas de cravo-da-índia (equivalente a um pacote);
- 100 mL de óleo para o corpo;
Forma de preparo:
Misture o álcool com os cravos, utilizando um frasco fechado e que não seja transparente. Deixe esta mistura descansando por 4 dias, agitando duas vezes no dia, pela manhã e à noite.
No final do período, coe a solução, retirando todos os cravos, acrescente o óleo corporal e agite. Está pronto para utilizar;
Repelente caseiro de citronela:
Ingredientes:
- 200 gramas de planta seca e triturada de citronela;
- 1 litro de álcool líquido comum a 70%;
Forma de preparo:
Misture o álcool com a planta da citronela, utilizando um frasco fechado e que não seja transparente. Deixe esta mistura descansando por, no mínimo, 8 e por, no máximo, 21 dias, agitando duas vezes no dia, pela manhã e à noite.
No final do período, coe a solução, retirando todos os restos da planta e guarde num frasco escuro. Está pronto para utilizar;
Repelente caseiro de capim-limão:
Ingredientes:
– 50 gramas de planta seca de capim-limão;
– 250 mL de álcool líquido comum a 70%;
Forma de preparo:
Misture o álcool com a planta do capim-limão, utilizando um frasco fechado e que não seja transparente. Deixe esta mistura descansando por 15 dias, agitando duas vezes no dia, pela manhã e à noite.
No final do período, coe a solução, retirando todos os restos da planta e guarde num frasco escuro. Está pronto para utilizar.