Ranitidina: O que é? Qual a posologia? Engorda? Como tomar?

Ranitidina: O que é? Qual a posologia? Engorda? Como tomar?

Sempre que um médico indica o uso de um remédio, uma grande parte das pessoas fica desconfiada e tenta descobrir se realmente o medicamento é bom. Além disso, procurar saber sobre os efeitos colaterais e demais informações importantes, principalmente se só puder comprá-lo com prescrição médica. Um remédio que traz sempre muitas dúvidas aos pacientes é a ranitidina.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é essa substância, para que ela serve, os tipos disponíveis no mercado, a posologia, contraindicação, efeitos colaterais e outras informações relevantes sobre a ranitidina. Veja!

Para que serve Ranitidina?

Ranitidina trata-se de um nome dado à substância que pode ser usada como remédio para o tratamento de doenças gastrointestinais, como: úlcera, a gastrite, esofagite e outras.

Esse remédio tem se popularizado por conta da eficácia dele em situações de azia, mal estar, má digestão. Porém, assim como outro medicamento, é preciso tomar cuidado. Já que, um medicamento que serve para úlcera, refluxo, esofagite, é forte demais para ser usado como tratamento de uma simples queimação no estômago.

A ranitidina pode ser encontrada em farmácias em forma de xarope, comprimido, gotas e também injeção. O uso desse e de qualquer outro medicamento precisa ser feito com indicação e acompanhamento médico. Jamais se automedique!

Onde comprar?

Como dito anteriormente, a Ranitidina é um medicamento facilmnete encontrado em qualquer farmácia e drogaria. Contudo, se você deseja adquirir o remédio no conforto da sua casa e ainda, garantir uma compra segura e sem preocupaçõs, realize a sua compra em drogarias online.

Pensando nisso, selecionamos para você duas drogarias, a Araujo e Onofre. Nas quais, é possível encontrar os melhores preços e ainda, produtos variados. Confira!

Botão onofre

Comprar araujo

Qual a posologia da Ranitidina?

 A posologia vai depender do tipo de doença, da gravidade e do formato do medicamento. Em casos mais comuns, a ranitidina em gota é ingerida de 12 em 12 horas, a depender do peso da pessoa que toma o remédio e da doença que ela tem.

No xarope são duas doses de 150 mg por dia ou uma dose única de 300 mg, mas também tudo vai depender da doença e do tipo de tratamento. Já o comprimido é tomado duas vezes por dia o de 150mg ou uma vez, à noite, o de 300 mg.

A solução injetável é dada pelo médico em hospital e é aplicada diretamente na veia a cada 6 horas ou 8 horas.

ranitidina caixa

Xarope

 A forma mais tradicional, menos dolorida e mais eficaz de se tomar a ranitidina é através do xarope. A ação do medicamento não é tão rápida quanto se fosse por meio de injeção, mas resolve também com eficácia os problemas na região do estômago, duodeno e esôfago.

O xarope é mais indicado para o tratamento das úlceras no estômago e no duodeno. As outras doenças são melhores tratadas com os outros tipos de ranitidina disponíveis no mercado.

Comprimido de Ranitidina

 Você vai encontrar nas farmácias duas formas diferentes de ranitidina em comprimido. Uma com 150 mg e outra com 300 mg. A dosagem e a quantidade de medicamento que você vai ter que tomar por dia deve ser definida pelo seu médico.

A ranitidina em comprimido também pode ser usada no tratamento das úlceras, além da esofagite de refluxo. A pílula deve ser engolida por inteiro, sem mastigar ou partir.

Gotas

 A ranitidina em gotas é conhecida popularmente pelo nome da marca que a vende que é a Label Gotas. Ela também age com a rapidez do xarope e serve para o tratamento de todas as doenças que essa substância tem o poder de curar.

Ranitidina gastrite

Corta o efeito do anticoncepcional?

 Toda mulher que toma anticoncepcional e faz uso de qualquer outro medicamento deve tomar muito cuidado. Isso porque vários remédios podem cortar o efeito da pílula, mesmo que você tome apenas um comprimido único para curar uma inflamação, pode ser que esse medicamento acabe com o efeito do anticoncepcional.

No caso da ranitidina, ela não corta o efeito do anticoncepcional. Porém, ela não deve ser tomada por mulheres grávidas, lactantes e também por quem quer engravidar. Isso porque os efeitos do uso prolongado do remédio pode causar males para a futura mamãe e também para o bebê.

A Ranitidina engorda?

 Na verdade, o efeito colateral da ranitidina é o contrário. Ela pode causar a perda de apetite e, consequentemente, fazer com que o paciente perca peso. Além desse efeito, o uso do remédio também pode causar dor no peito, inchaço, urticária, febre, fraqueza, náusea, pele amarelada, batimentos cardíacos irregulares, vertigem, cansaço, fraqueza, queda de cabelo, impotência sexual, falta de ar, hematomas e infecções diversas.

Só de ver esse tanto de efeito colateral já ficou mais claro que o uso da ranitidina só deve ser feito com indicação e acompanhamento médico.

Como tomar?

Quem vai definir como você vai tomar o remédio é o seu próprio médico. Ele vai escolher se vai ser a ranitidina em gotas, xarope, comprimido ou injeção.

 

Ainda tem dúvidas sobre a Ranitidina? Deixe o seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment