Protetor Solar para Bebê: saiba se o seu bebê pode usar!

Protetor Solar para Bebê: saiba se o seu bebê pode usar!

Para uma mãe de primeira viagem, é difícil ainda saber o que pode ou não pode passar no bebê recém-nascido. O cuidado com os bebês são bem diferentes dos nossos porque eles ainda são muito frágeis a tudo. A pele é um desses cuidados que devemos tomar e pensar no que colocar nos pequenos. E o uso de protetor solar para bebê é algo que gera muitas dúvidas, pois o sol em contato com a pele tão frágil do bebê, além de queimaduras que machucam, pode trazer problemas a longo prazo. O contato com o sol pode provocar manchas e sardas na pele para toda vida e aumenta o risco de câncer de pele na idade adulta. No caso dos adultos, o protetor solar é indispensável para evitar esse danos. Mas, os bebês podem usar protetor solar? A dúvida que sempre ronda as mamães de plantão!

O protetor solar, apesar do nome de “proteção”, nem sempre na pele do bebê tem esse significado. Tem a idade certa e o produto apropriado para realmente proteger seu bebê. Por isso nesse artigo vamos falar sobre protetor solar para bebê, qual o melhor e o jeito certo de usar. Continue lendo e descubra tudo!

Bebês podem usar protetor solar?

Sim, os bebês podem usar protetor solar mas só a partir de certo tempo, e precisa ser um protetor solar para bebê correto, não pode ser aplicado o mesmo que os adultos utilizam. Até os 6 meses de idade não se deve colocar nada na pele da criança porque ela ainda não tem a resistência necessária e pode desenvolver irritações ao produto. Antes dos 6 meses o bebê ainda é muito sensível a tudo e sua absorção do protetor solar é maior que a nossa. Lembrando ainda que o pequeno tem mais dificuldade de eliminar o produto pela imaturidade de seu sistema excretor. Após os 6 primeiros meses de idade o uso do protetor solar está liberado mas é claro, utilizando os adequados para o tempo do bebê.

protetor solar para bebê

Como proteger meu bebê de menos de 6 meses do sol?

Como o protetor solar para bebê não é uma opção, paras o bebês menores de 6 meses o jeito é evitar o sol ao máximo. Alguns acessórios e roupas ajudam nesse quesito. É necessário tomar alguns cuidados:

  • Só saia para passear com o bebê em horários que o sol é mais fraquinho: na parte da manhã antes das 10h e no final da tarde só após as 16h.
  • Mesmo saindo no sol fraco, proteja seu bebê com roupas leves e de malha compacta, que é um tecido que protege mais do sol.
  • Os acessórios são essenciais para proteger a pele do bebê como: bonés, chapéus, bandanas, toquinhas. Eles protegem além da face, também as orelhas, nariz e pescoço.
  • Também opte por sempre sair com uma sombrinha ou com carrinho com aba protetora, assim seu bebê estará sempre protegido.

 

Qual protetor solar é indicado para usar no meu bebê?

protetor solar para bebê

Mesmo a partir dos 6 meses em que os bebês podem usar protetor solar, o filtro deve ser diferente e especial. Existem vários próprios para a pele frágil dos pequenos. Na hora de escolher, fique atenta:

  • É um protetor com filtros inorgânicos, dióxido de titânio e óxido de zinco, porque esses são filtros físicos indicados para os bebês. Esses ingredientes devem estar descritos na embalagem, então sempre verifique antes.
  • Para a proteção da pele o fator (FPS) usado deve ser acima de 30, e para as peles bem clarinhas, pode ser usado acima de 40.
  • Escolha os filtros de amplo espectro, anti UVA e UVB. Ambas podem provocar danos a pele, sendo que a UVB tem maior intensidade entre 10h e 15h e produz queimadura solar, sendo a principal responsável pelo câncer de pele. Já a UVA acontece o dia todo, produz manchas na pele, envelhecimento e desenvolvimento de câncer de pele.
  • Confira se o protetor não arde os olhos, pois mesmo passando com cuidado, é perigoso que a criança passe a mão nos olhos e se machuque.
  • Antes de passar o protetor direto no corpo todo do seu bebê, teste um pouquinho nas costas em uma pequena quantidade. Assim você tem absoluta certeza que seu filho não tem nenhuma alergia ao filtro.
  • Caso seu bebê tenha a pele mais sensível e seja intolerante em um dos componentes tradicionais na fórmula para bebês, procure pelos protetores próprios para peles sensíveis.
  • Opte por marcas mais reconhecidas como: Coppertone Babies Loção, Banana Boat Baby, Protetor Solar para bebês da Natura, Protetor Solar Turma da Mônica e, no caso de peles sensíveis, o Protetor Solar Mustela  para bebês – Especial Intolerâncias.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment