Prednisona: Para que serve? Como usar? Possui contraindicações?

Prednisona: Para que serve? Como usar? Possui contraindicações?

Alguns tipos de medicamentos e substâncias químicas são muito famosas no Brasil e, normalmente, utilizadas para o tratamento de doenças variadas. É o caso da prednisona, um anti-inflamatório que é usado em várias situações e muitas vezes na automedicação.

Nos próximos tópicos você vai ver como a prednisona age no organismo, os seus efeitos positivos e negativos, a composição desse remédio, a posologia e outras informações interessantes sobre o famoso medicamento. Confira!

Para que serve a Prednisona?

 Prednisona é o nome também da substância que compõe esse remédio. Ele, realmente, serve para diferentes tipos de tratamento, mas as suas principais funções são de anti-inflamatório, antialérgico e antirreumático.

A prednisona é um corticosteroide, com isso ela age em diferentes áreas que esse tipo de substância trabalha dentro do organismo. O remédio ajuda no tratamento de uma variedade de doenças e problemas de saúde:

  • Doenças em glândulas
  • Nos ossos e músculos
  • Tipos específicos de câncer
  • Problemas de colágeno
  • Doenças autoimune
  • Doenças de pele
  • Alergias
  • Doença nos olhos
  • Doença no sangue
  • Doençasrespiratórias.

Essas são apenas algumas das possibilidades de doenças e problemas de saúde que podem ser tratados com o remédio. Dentro dessas especificações mais genéricas existem dezenas de enfermidades que são curadas com o uso desse medicamento.

Caixa de Prednisona

Onde comprar?

É sempre indicado fazer o uso de qualquer medicamento após a prescrição e indicação médica. A prednisona trata-se de um remédio no qual é facilmente encontrado e vendido em diversas drogarias e farmácias. Contudo, se você deseja realizar a sua compra no conforto da sua casa, saiba que pode comprar a prednisona em drogarias online.

Pensando nisso, separamos para você a Onofre a Araujo, nas quais você pode fazer a compra segura e ainda, encontra as melhores ofertas e uma grande variedade de produtos e medicamento. Confira!

Botão onofre

Comprar araujo

Prednisona engorda?

A bula é enorme, pelo fato dela ser um corticosteroide e isso trazer um monte de efeitos e cuidados para o corpo humano. Não é possível afirmar que esse remédio engorda, mas ele atua diretamente no metabolismo, nos músculos, em glândulas, no estômago e no intestino.

Esses efeitos colaterais fazem com que o organismo humano elimine massa magra, proteínas e aumente a quantidade de carboidratos no sangue, podendo até fazer com que surja um tipo específico de diabete no paciente.

Por isso, pode ser sim que o uso altere o peso do paciente e faça ele ganhar alguns quilos, porém, isso não é certeza. É um efeito colateral que pode ocorrer ou pode não ocorrer.

De qualquer forma, fazer o uso sem indicação e receita médica é completamente irresponsável. Esse remédio tem muitos efeitos colaterais, muitas contraindicações, muitos cuidados que devem ser tomados. Por isso, só tenha esse medicamento em casa e faça uso dele em casos de prescrição médica

Qual a posologia?

 Em qualquer medicamento que você for tomar, quem vai indicar a posologia é o médico. Por mais que a bula tenha essa informação, é o especialista que sabe que você deve e que você pode tomar do remédio.

Com a prednisona esse cuidado tem que ser maior ainda. Isso porque uma quantidade além da necessária pode trazer efeitos colaterais graves para a saúde do paciente. Por isso, só tome esse remédio se o seu médico indicar e acompanhar o uso.

A dose pode variar de 5 mg a 60 mg por dia. Nem a própria bula do prednisona informa isso da forma exata, pelo simples motivo de que quem deve decidir isso é o médico. Como já foi dito neste texto, a prednisona serve para tratar uma variedade gigantesca de doenças e problemas de saúde e cada uma dessas enfermidades gera uma posologia diferente do medicamento.

Prednisona alergia

Prednisona para Sinusite

 A prednisona pode ser indicada para o tratamento de sinusite, já que tem ação anti-inflamatória e trabalha diretamente em doenças respiratórias. Porém, ela só deve ser usada como forma de tratamento dessa e de qualquer outra enfermidade, se for o caso.

Não se automedique, ainda mais com a prednisona que é uma substância perigosa, como efeitos colaterais e que pode fazer bem mal para a saúde de quem a toma de forma indiscriminada.

Aumenta a glicose?

 A prednisona pode alterar os níveis de carboidratos e de glicose no sangue do paciente. Ela também pode influenciar na quantidade de insulina do corpo humano, o que também altera o valor da glicose.

Um dos efeitos colaterais do uso do medicamento é o surgimento da diabetes mellitus. Por isso, tome bastante cuidado, ainda mais se você tiver glicose alta ou já for diabético. Informe tudo isso ao seu médico antes dele te indicar o uso desse remédio.

Como tomar?

 A prednisona é vendida em comprimidos e deve ser tomada por via oral, engolindo a pílula sem mastigar ou partir. Quem vai definir a quantidade de comprimidos que você vai tomar por dia é o seu próprio médico.

Qual a composição da Prednisona?

 A composição da prednisona é, exatamente, a prednisona. Ela é a substância e também o nome do remédio na sua forma genérica.

Se tiver restado alguma dúvida sobre o uso da prednisona, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment