Polifenóis: O que são? Para que servem? Como consumir? [DESCUBRA AQUI!]

Polifenóis: O que são? Para que servem? Como consumir? [DESCUBRA AQUI!]

Você já ouviu falar dos Polifenóis? Bom…Para ter uma alimentação saudável e garantir todas as necessidades do nosso organismo, é muito importante conhecer os diversos grupos de nutrientes e que tipo de benefício cada um deles oferece, além de saber em quais alimentos encontrá-los.

Infelizmente a nossa rotina pesada não permite que a nossa alimentação seja a ideal, e por isso, muitas vezes é recomendado o uso de suplementos alimentares, que facilita a ingestão desses alimentos de forma natural, rápida e mais barata.

No artigo de hoje vamos falar sobre os polifenóis, os benefícios que eles oferecem, quais os alimentos ricos em polifenóis e outras maneiras de incluí-los na sua dieta. Vamos conferir?

O que são Polifenóis?

Os polifenóis são micronutrientes super poderosos encontrados nas plantas (principalmente de cor mais escura), considerados propulsores naturais de energia.

Apesar de ser considerado uma classe de compostos bioativos, os polifenóis são divididos em quatro categorias: Flavonóides (encontrados principalmente em frutas e verduras), estilbenos (encontrados no amendoim e no vinho tinto), lignanas (encontrados nos grãos e nas hortaliças) e ácidos fenólicos (presentes em algumas frutas e bebidas).

polifenois

Para que servem?

Os polifenóis têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e desempenham um papel importante na manutenção da saúde do seu corpo e ajudando a evitar várias doenças, como a diabetes tipo 2, o Alzheimer, o câncer, a osteoporose, doenças neurodegenerativas e doenças do trato gastrointestinal, entre outras.

Os maiores benefícios de uma dieta rica em polifenóis são:

  • Maior resistência imunológica
  • Melhor recuperação muscular
  • Menores probabilidades de desenvolver doenças crônicas
  • Proteção do sistema cardiovascular
  • Diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL)
  • Prevenção do câncer
  • Retardamento do envelhecimento.

Os polifenóis também são considerados aliados do emagrecimento, porque aumentam a contagem de bactérias saudáveis ​​associadas à perda de peso.

Alimentos ricos em polifenol

É importante saber os alimentos ricos em polifenol, para incluí-los na sua dieta diária e se beneficiar com as suas propriedades, então, anote aí:

  • Frutas: uvas, cereja, laranja, limão, açaí, maçã, amora, morango, cramberry, caju, jabuticaba, mirtilo, ameixa preta e damasco
  • Hortaliças: brócolis, couve, couve-flor, tomate, alho, cebola roxa, espinafre, repolho, rabanete, escarola, mostarda, nabo e beterraba
  • Sementes oleaginosas: castanhas, nozes, amendoins, amêndoas e pistache
  • Ervas aromáticas e especiarias: alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, alfavaca, gengibre, canela, cúrcuma e cravo
  • Bebidas: suco de uva integral, suco de amora integral, suco de mirtilo, café, chá verde, chá branco, leite de soja, iogurte natural e vinho tinto
  • Chocolate amargo (com mais de 70% de cacau).

Os alimentos com maior concentração de Polifenóis são o cravo da índia, a menta desidratada, o cacau em pó e o orégano mexicano desidratado (por porções de 100g).

Polifenóis causam reações adversas?

Apesar de ser natural e oferecer todos os benefícios que citamos, o consumo de polifenóis em excesso pode causar reações adversas como falta de ferro, interferência no metabolismo do hormônio da tireoide e ainda interações com outros medicamentos, e por isso, seu consumo deve ser feito sob indicação médica, tanto na alimentação quanto com suplementos.

Gosta do assunto? Então não deixe de conferir esse texto sobre Receitas Funcionais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment