Podofilina: Como usar? Quais cuidados tomar? Quando usar? Precisa de receita?

Podofilina: Como usar? Quais cuidados tomar? Quando usar? Precisa de receita?

Você tem alguma verruga espalhada pelo corpo? Ela pode surgir sem nenhum doença acompanhada e sem oferecer nenhum problema de saúde. Como pode ser um sintoma de algo mais sério. Independente de qual seja a origem, elas incomodam e são esteticamente não muito agradáveis.

Para tratar esses casos, a Podofilina costuma ser uma indicação. Tanto para problemas apenas estéticos, quanto no tratamento de algumas doenças. O medicamento tem como substância ativa a Podofilotoxina, que é extraída a partir das plantas Podophyllum emodi e a Podophyllum peltatum.

De uso tópico, é comercializado em forma de pomada e por ser forte oferece alguns riscos na hora de passar. Conheça a Podofilina para saber quando e como usar!

Para que serve a Podofilina?

Em geral, a Podofilina é um medicamento que combate as verrugas. Elas podem ser apenas verrugas mesmo, ou aquelas causadas por alguma HPV (um tipo de doença sexualmente transmissível) ou câncer de pele.

Dependendo do diagnóstico dessas doenças, a pomada pode até curar o problema – além de eliminar a verruga. Mas isso só pode ser analisado e indicado por um especialista.

Como usar?

A recomendação é de que a Podofilina seja aplicada diretamente nas verrugas. Indica-se ainda que seja feito com a ajuda de um cotonete para que a pomada não abranja a pele fora da verruga.

Após a aplicação a região precisa ser isolada com algum curativo, podendo ser usado um band-aid. Depois de algumas horas a área deve ser lavada e a pomada aplicada no outro dia novamente.

A frequência e quantidade de aplicações devem ser verificadas com o médico para indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Podofilina frasco

Quais cuidados precisa tomar ao usar a Podofilina?

Por que fala-se tanto de cuidado ao usar a Podofilina? Porque é uma pomada muito forte e se usada em regiões em que não existe a verruga, pode danificar a pele. Se o ácido for espalhado para tecidos saudáveis, eles irão queimar.

Por isso saiba exatamente como aplicar e tome cuidado. Se não se sentir seguro, pode ser aplicada pelo médico ou farmacêutico.

Onde posso passar?

O ácido só pode ser passado nas regiões em que está a verruga. Nenhum centímetro a mais.

Pode usar a Podofilina para HPV?

O principal sintoma do HPV é o aparecimento de verrugas pelo corpo. Por isso a Podofilina pode ser usada nesses casos. Alguns dias depois da aplicação, as verrugas irão cair.

É importante ressaltar que o desaparecimento das verrugas pelo tratamento não significa que a doença foi curada. Pode ser que aconteça, mas pode ser que não. Mas em conjuntos com outros tratamentos pelo menos irá controlar o HPV.

E para câncer de pele?

Nessa doença, o aparecimento de verrugas também é um dos primeiros sinais. É nesse momento que a Podofilina age, eliminando-as e impedindo que o câncer se espalhe pelo corpo. Por isso, se você ver algo diferente na pele, vá ao dermatologista e confirme o diagnóstico.

Nos casos em que o câncer é mais avançado, outros tratamentos são mais indicados, como a radioterapia e quimioterapia.

Podofilina verruga

Podofilina para verrugas funciona? 

A verruga é como se fosse o inimigo principal que a Podofilina precisa eliminar. Então independente da causa, a pomada irá ajudar a tirá-la do corpo.

É importante que a pessoa que observe verrugas pelo corpo vá ao médico. Só assim poderá saber se trata de uma questão simples ou mais grave.

Possui tem efeitos colaterais?

Sim! E um dos mais graves é quando a pele saudável é queimada por passar a Podofilina em áreas em que a verruga não está. A pele fica avermelhada e com queimaduras.

Outros efeitos colaterais que podem ser observados são náuseas e vômitos. Jamais ingira o remédio de forma oral, ele poderá até te matar.

Podofilina 5% x Podofilina 10%

Na hora de usar a Podofilina como tratamento, você pode encontrar medicamento a base de 5% ou 10%. O de 5% é mais fraco, geralmente indicado para tratar verrugas causadas por problemas mais simples.

Já o de 10% costuma ser indicado para tratamento de verrugas causadas por HPV e câncer de pele. Para saber qual o melhor no seu caso, se consulte com um médico.

Precisa de receita para comprar?

Sim! Na hora de comprar o medicamento é preciso que tenha prescrição médica. Isso porque se trata de um remédio perigoso na hora de usar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment