Motivos para parar de fumar

Motivos para parar de fumar

Fumar é um vício com o qual milhares de brasileiros lutam, e mesmo querendo parar, às vezes falta a motivação necessária. Afinal, a nicotina causa uma séria dependência no cérebro dos fumantes e não é da noite pro dia que se consegue largá-la, já que ela vai se acumulando nos pulmões e isso faz com que sempre se queira fumar mais.

Olfato e paladar mais aguçados

O uso frequente do cigarro promove irritação nas mucosas da boca e do nariz, fazendo com que elas ressequem e se cubram com uma camada de queratina, na busca de combater esse ressecamento. Por conta disso, tanto as papilas gustativas quanto o nariz sofrem alterações que bloqueia o sabor e cheiro reais dos alimentos. Parando de fumar, não haverá irritação e você poderá voltar a experimentar a comida plenamente.

Boca saudável

O mau hálito não é o único problema na boca que o uso de cigarro pode trazer. Fumar faz com que diversos elementos nocivos, vários deles cancerígenos, adentrem o corpo podendo atingir especialmente as vias aéreas, incluindo a laringe e a boca. A nicotina gera inflamações na gengiva e pode desestruturar a parte óssea da boca, levando à perda de dentes.

Dentes mais brancos

O alcatrão, presente na mistura de ingredientes do cigarro, penetra o esmalte superficial dos dentes. Um dos sintomas que talvez sejam mais incômodos esteticamente é o amarelamento dos dentes, que voltará a aparecer mesmo com clareamento. Parando de fumar, o clareamento será permanente.

Mais fôlego

Como grande parte das substâncias nocivas do cigarro ficam presas nos pulmões, isso leva a problemas respiratórios por conta da constrição dos brônquios. Parar de fumar faz com que essas substâncias nocivas vão sendo expelidas e que o pulmão volte a ter sua capacidade normal, melhorando o fôlego e contribuindo para melhor desempenho na vida sexual e nas atividades físicas.

Nunca é tarde para começar

Independente da idade com que se para de fumar, a tendência é ganhar vários anos de vida por conta da redução drástica de riscos de diversas doenças que poderiam e eventualmente surgiriam por conta do uso do cigarro. Há enorme ganho de qualidade de vida, mesmo em idosos. Mesmo assim, quanto antes, melhor.

Fazendo o orçamento

Dependendo da quantidade de maços que se fuma por dia e da marca do cigarro, pode se gastar até mais de mil reais por ano apenas mantendo o vício. E esse é um dinheiro que não volta e ainda está sendo gasto de modo a fazer sua saúde declinar.

Coração, estômago e cérebro saudáveis

Já é sabido que fumar eleva e muito o risco de diversos cânceres, seja de pulmão, de estômago ou esôfago, mas parar de fumar também diminui o risco de doenças agudas cardiovasculares, como a angina e o infarto, de derrame cerebral e ainda de doenças gastrointestinais, como úlceras.

Saúde reprodutiva

Além do cigarro acelerar o aparecimento da menopausa e da andropausa, fumar ainda aumenta irregularidades no ciclo menstrual, diminui a qualidade dos óvulos e dificulta a implantação do óvulo fecundado. Sem o cigarro, as chances de engravidar aumentam e o feto não terá defeitos congênitos causados pelo vício.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment