Outubro Rosa: O que é? Qual a importância?Como fazer o autoexame?🎀

Outubro Rosa: O que é? Qual a importância?Como fazer o autoexame?🎀

O câncer de mama é uma doença que afeta milhares de mulheres e muitas vezes pode ser fatal. Por isso, a mulher deve se prevenir a fim de evitar a doença, além de conseguir obter diagnósticos  com mais facilidade, para que seja possível realizar o tratamento o quanto antes e assim, aumentar as chances de cura. Para incentivar essas  mulheres à prevenção, existe o Outubro Rosa.

Você já ouviu falar no Outubro Rosa? Sabe o que é e qual a importância dele para as mulheres? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, continue conosco e confira tudo a seguir!

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento desenvolvido para estimular a população a fazer o exame que detecta o câncer de mama. Tem o objetivo de prevenir e diagnosticar essa doença que vem afetando tantas mulheres anualmente.

Com isso, o mês de outubro ficou como o mês anual de controle do câncer de mama. Dessa forma, várias pessoas fazem campanhas para conscientizar a população sobre a importância desse exame.

O movimento começou nos Estados Unidos e atualmente já se encontra espalhado em vários outros países. Nesse mês são realizadas várias ações a fim de demonstrar a importância de se diagnosticar a doença ainda no princípio, que é quando a cura se torna mais fácil e a mulher corre menos risco de vida.

segurar laço outubro

Campanha

A campanha do Outubro Rosa é feita por vários países. Assim o mês é voltado para a conscientização e até mesmo, alguns monumentos são iluminados com a cor rosa para demonstrar apoio à campanha.

O símbolo é uma fita rosa. Assim, é comum que muitas pessoas façam a campanha na rua distribuindo esses laços como forma de disseminar a importância do outubro rosa.

A campanha do outubro rosa teve início na última década do século XX. Atualmente, está surtindo excelentes efeitos, pois está fazendo com que as mulheres fiquem mais cientes da importância de fazer exames para conseguir saber se está tudo bem com a sua saúde.

História do Outubro Rosa

O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos no final do século XX, especificamente, na cidade de Nova Iorque durante um evento conhecido como corrida da conscientização. Assim, nessa corrida foram distribuídos as mulheres que venceram o câncer bonés rosas que fizeram com que o mês ficasse conhecido como Outubro Rosa.

Ao longo dos anos, a corrida foi ganhando mais adeptos e as pessoas começaram a usar roupas de cor rosa para deixar o movimento ainda mais característico e representativo para as mulheres.

Algum tempo depois, surgiram os laços rosas, que até hoje são o maior símbolo do movimento. Com isso, vários países começaram a aderir a campanha do Outubro Rosa e por isso, esse movimento deixou de ser apenas a corrida, mas passou a ser uma campanha de prevenção ao câncer de mama muito maior.

laço rosa

Qual a importância do Outubro Rosa?

O Outubro Rosa possui uma importância muito grande para a nossa sociedade. Pois, essa campanha consegue levar à milhares de mulheres o quão importante é a a realização de um exame para diagnosticar o câncer de mama.

Além disso, são divulgadas várias informações que ajudam a deixar as mulheres mais cientes da importância de conhecer o seu próprio corpo. Nessa campanha existem palestras, panfletos e debates.

Uma das principais marcas do Outubro Rosa são os postos de atendimento ambulantes que são levados a vários bairros de várias cidade. Tem o objetivo de fazer com que a mulher consiga fazer o exame de mamografia sem precisar pagar por isso.

Como fazer o autoexame?

O autoexame também é muito importante para que a mulher possa conseguir diagnosticar se ela possui ou não a doença. Sendo que, ele deve ser feito por no mínimo uma vez no mês após o surgimento da menstruação.

O exame deve ser feito em frente ao espelho:

  • Primeiro a mulher deverá analisar as mamas com os braços levantados e depois com os braços caídos
  • Depois é necessário que ela apalpe a mama para saber se existe ou não alguma alteração em sua superfície.

Se a mulher notar alguma diferença em alguma das mamas ela deve procurar um ginecologista com urgência. Fazer o autoexame é muito importante para que seja possível diagnosticar o câncer de mama ainda no princípio.

Ainda tem alguma dúvida sobre o Outubro Rosa? Deixe um comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment