O que comer antes de dormir: Tire todas as suas dúvidas aqui!

O que comer antes de dormir: Tire todas as suas dúvidas aqui!

A maioria das pessoas (principalmente as que querem emagrecer ou as que querem ganhar massa muscular) se preocupa com o que comer antes de dormir e o que devem evitar para conseguirem alcançar os resultados desejados.

O corpo não precisa de muita energia enquanto você dorme, e comer errado pode aumentar a quantidade de gordura armazenada, podendo catabolizar ou engordar.

Recolhemos informações de especialistas e nutricionistas para te dar dicas de alimentos que você pode incluir na sua última refeição (ceia), que alimentos evitar e qual o melhor horário para comer antes de dormir, independente do seu objetivo:

O que comer antes de dormir: A ceia

Ceia é uma pequena refeição feita depois do jantar, caso você tenha jantado cedo e sentiu fome antes de dormir (ou quer complementar a alimentação por questões calóricas ou nutricionais).

Essa pequena refeição não é necessária caso você tenha jantado duas horas antes de dormir, já que a recomendação geral é comer de três em três horas mesmo para quem quer emagrecer.

Você também deve levar em consideração o fato de que à noite o metabolismo é mais lento, e que por isso, essa refeição deve ser leve, para facilitar a digestão e não atrapalhar o sono. Vamos dar algumas sugestões de ceia, pra você escolher de acordo com o seu gosto, necessidades e objetivo (engordar, emagrecer, ganhar massa muscular, etc):

  • Um copo de leite morno com mel, canela ou chia;
  • Um copo de bebida de arroz ou soja;
  • Iogurte desnatado (pode incluir aveia);
  • Uma porção de semente de abóbora ou de girassol;
  • Uma porção de oleaginosas (como as castanhas, nozes e amêndoas);
  • Uma porção de frutas secas;
  • Uma banana com aveia ou linhaça;
  • Gelatina;
  • Vitamina de abacate com chia ou linhaça;
  • Vitamina de morango ao leite;
  • Shake de proteína (tipo whey protein);
  • Mingau de aveia;
  • Um ovo cozido com sal e orégano.

Banana, leite, oleaginosas, queijos magros e aveia têm triptofano, que pode baixar o nível de estresse para ajudar a dormir melhor. É bom evitar estimulantes como chá preto, chá verde, chá mate, café e refrigerante, além de comidas muito gordurosas antes de dormir.

O que comer antes de dormir para ganhar massa muscular

Se o seu objetivo é a hipertrofia (ganho de massa muscular), antes de dormir você deve comer alimentos ricos em proteína, como o ovo e o leite e seus derivados, além de cereais integrais, que vão ajudar a repor a energia, facilitar que o anabolismo aconteça da forma correta e fazer o corpo se recuperar do treino.

Dos exemplos de ceias dados acima, as melhores opções para comer antes de dormir para ganhar massa muscular são as vitaminas de abacate, o iogurte, o mingau de aveia, o ovo cozido, o queijo magro (como o cottage, que é rico em aminoácidos) e a banana.

Durante a janta, você pode incluir azeite de oliva (sobre o arroz e as batatas ou na salada, por exemplo), pois ele é rico em ômega-3 e 6, e promove energia com baixo valor calórico, inclusive sem interferir na produção de insulina. Você também pode usar o azeite na ceia, temperando o ovo cozido ou a porção de batata doce, por exemplo.

É importante lembrar que o sono pode afetar a sua performance durante o treino, então é importante dormir bem. Alguns chás como o de camomila e erva doce podem ajudar a relaxar e induzir o sono, além do abacate, que também tem efeito calmante.

O que comer antes de dormir para emagrecer

Se o seu objetivo é perder peso, você deve evitar comer em grandes quantidades antes de dormir, além de evitar consumir carboidrato (açúcar, arroz, batata, massas, etc.), porque vai armazenar gordura e o metabolismo é mais lento durante a noite. Frutas frescas e queijos magros podem ser boas opções de ceia para te ajudar a emagrecer.

O que comer antes de dormir para engordar

Quem quer engordar também deve evitar comer grandes quantidades antes de dormir, para não prejudicar a qualidade do sono. Das opções de ceia que demos, o ovo cozido pode ajudar a engordar, além de carboidratos em geral, como pães e massas.

Se você está fazendo exercícios físicos, também pode tomar um copo de suplemento hipercalórico antes de dormir.

Veja este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment