Novembro azul: O que é? Qual o objetivo? Como fazer a prevenção?

Novembro azul: O que é? Qual o objetivo? Como fazer a prevenção?

O câncer de próstata é um problema que atinge milhares de homens todos os anos, sendo que ele consiste em uma doença grave, mas que ainda não é muito falada  e até, prevenida pelos homens. A fim de tentar conscientizar a população sobre a gravidade desse problema, foi desenvolvida a campanha do novembro azul.

Você já ouviu falar em novembro azul? Sabe o que é e como surgiu esse movimento? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre essa campanha.

O que é o novembro azul?

O novembro azul é um movimento que acontece anualmente no mês de novembro em vários países a fim de conscientizar a população sobre o câncer de próstata. Além da importância de se ter um diagnóstico precoce da doença.

Durante todo o mês, são feitas campanhas para incentivar o homem a cuidar mais da sua saúde e fazer o exame para diagnosticar o câncer de próstata. Pois, quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maiores são as chances de se obter sucesso no tratamento.

Para demonstrar apoio a campanha, é muito comum que alguns monumentos importantes do país fiquem iluminados com a cor azul na época do novembro  azul. Sendo que, esse ato é muito semelhante ao que acontece no outubro rosa, que é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama.

laço do novembro azul

Como surgiu?

A campanha do novembro azul já começou há alguns anos, sendo que ela surgiu na Austrália no ano de 2003 e atualmente já se espalhou por vários países.

O seu surgimento se deu a partir de um ato que alguns homens fizeram para conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde masculina, assim eles começaram a deixar o bigode crescer, o que não era muito comum na época. O movimento começou com cerca de 30 homens.

Ao longo dos anos o movimento foi aumentando e novembro então passou a ser conhecido como o mês azul, o mês de incentivo a população masculina a cuidar da sua saúde e a fazer o exame de próstata.

A cor azul foi escolhida por que muitas mulheres começaram a entrar no movimento vestindo a roupa azul.

Campanha do novembro azul

A campanha consiste em fazer palestras, utilizar panfletos e demais métodos que ajudem a incentivar o homem a fazer o exame de próstata.

Essa campanha é feita durante todo o mês de novembro e pode trazer resultados realmente satisfatório. Porque ajuda a conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde.

Qual o objetivo?

O principal objetivo do novembro azul é disseminar a importância de cuidar da saúde e divulgar como o câncer de próstata é grave. Assim, ela visa aumentar o número de homens que fazem o exame a fim de que seja diagnosticado o problema ainda no início, que é quando as chances de cura são maiores.

Além disso, com a campanha também são feitos atos de prevenção, para que os homens fiquem mais cientes sobre o que eles podem fazer para evitar ter esse câncer.

desenho novembro azul

Prevenção com o novembro azul

Durante o novembro azul são disseminadas várias informações sobre o que pode ajudar a prevenir o surgimento da doença, sendo que algumas simples mudanças alimentares podem trazer resultados muito satisfatórios.

Algumas dicas de prevenção:

  • Consumir muitas frutas, verduras e legumes
  • Dar preferência a grãos e cereais
  • Fazer uma dieta com pouca gordura
  • Praticar atividades físicas diariamente
  • Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas
  • Não fumar
  • Não ter excesso de peso

Além do mais, os homens que possuem mais de 40 anos devem fazer o exame de próstata regularmente.

Qual a importância?

Esse mês acabou sendo muito importante para ajudar a levar mais informações a população e demonstrar que o câncer de próstata é uma doença séria que deve ser diagnosticada ainda no início para que as chances de cura sejam maiores.

Atividades do novembro azul

São realizadas várias atividades no novembro azul, sendo que vários especialistas se unem para tentar fazer com que as atividades realmente ajudem na conscientizar a população.

Também são realizados exames de próstata de maneira gratuita em vários postos de atendimento. Além de haver palestras com profissionais qualificados que falam sobre a importância do homem cuidar da sua saúde.

Ainda tem dúvida sobre o novembro azul? Deixe um comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment