Métodos contraceptivos: Conheça os principais

Métodos contraceptivos: Conheça os principais

Métodos contraceptivos são meios de impedir a gravidez e devem ser indicados por um ginecologista. Atualmente há no mercado diversas opções de métodos contraceptivos facilitando a vida da mulher a escolher, juntamente com seu médico, o que mais se adapta a ela. Conheça os principais métodos contraceptivos e saiba mais sobre o assunto.

Camisinha

A camisinha é o único método contraceptivo que além de prevenir a gravidez protege de doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha deve e pode ser utilizada em conjunto com outro método. A camisinha é um método eficaz contraceptivo e pode ser usada tanto pelo homem quanto pela mulher, sendo vendida nas duas versões.

Pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é outro método contraceptivo eficaz e funciona inibindo a ovulação. Além disso, a pílula regula o ciclo menstrual, tornando-o mais curto e também pode ser utilizada em alguns casos de acne.

A pílula deve ser tomada diariamente de acordo com o número de comprimidos da cartela. A grande desvantagem é que pode causar aumento de peso e outros efeitos colaterais. A pílula deve ser prescrita por um médico e nunca deve ser tomada por conta própria.

Adesivo

O adesivo contraceptivo é colado no braço, abdômen ou nádega e libera no organismo feminino estrógeno e progestágeno, evitando a ovulação e dificultando a penetração de espermatozóides no óvulo.

Uma das grandes vantagens do adesivo é que basta colá-lo na pele e a troca é feita a cada sete dias, sem precisar tomar medicamentos. Seu uso deve ser feito por 21 dias com intervalo de descanso de 7 dias até colocar o próximo adesivo.

Entretanto seu preço mais alto torna esse método pouco acessível e,além disso, mulheres acima de 90 kg correm o risco de engravidar mesmo usando o adesivo. Outra desvantagem é que o adesivo pode descolar em caso de suor excessivo ou banho muito quente, perdendo sua eficácia.

Injeção

Trata-se de uma injeção contendo hormônios que inibem a ovulação e que deve ser tomada mensalmente ou a cada 3 meses, dependendo da taxa de hormônios. A injeção possui preço acessível.

Sua desvantagem é que o uso contínuo pode afetar a fertilidade e em alguns casos a menstruação ocorre de maneira irregular, tendo variação no fluxo.

DIU

O DIU, Dispositivo Intrauterino, é um dispositivo que é colocado dentro da vagina pelo ginecologista dificultando a passagem do espermatozóide. Esse método contraceptivo é indicado para mulheres que já tiveram filhos já que pelo útero ser maior, facilita a colocação do DIU.

O DIU pode durar entre 5 e 10 anos no corpo e se a mulher quiser engravidar basta retirar o dispositivo. Apesar de muito eficaz, o DIU pode provocar infecções se não for colocado corretamente e a mulher pode apresentar cólicas mais intensas.

Escolhendo o método contraceptivo ideal pra você

Se você deseja começar a fazer uso dos métodos contraceptivos, é importante que consulte um ginecologista, pois ele pedirá exames e pesquisará o seu histórico de doenças para indicar o ideal para você. Não tome remédios sem a prescrição médica e acompanhamento adequado.

Conhecendo os principais métodos contraceptivos você poderá conversar melhor com seu médico e decidir qual é o ideal para o seu caso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment