Menstruação atrasada: Veja as possíveis causas para o problema!

Menstruação atrasada: Veja as possíveis causas para o problema!

Quando a menstruação chega, incomoda bastante e a gente fica torcendo pra ela ir embora logo, mas quando ela atrasa pode incomodar tanto quanto quando ela vem, e às vezes até mais, por conta dos motivos que fazem a menstruação atrasar.

Muitas pessoas associam a menstruação atrasada à possibilidade de uma gravidez, mas essa não é a única causa do atraso. No artigo de hoje vamos falar de todos os treze principais motivos que fazem a menstruação atrasar, e dar dicas para você ajudar ela a descer de forma simples, rápida e natural.

O que pode ser?

Veja a seguir os 13 principais motivos da menstruação atrasada:

causas do atraso na menstruação

Gravidez

A gravidez é a principal causa do atraso na menstruação nas mulheres sexualmente ativas, mesmo quando fazem uso de métodos anti-contraceptivos como anticoncepcional e camisinha. O ideal é descartar de cara essa possibilidade, fazendo exame de sangue (Beta HCG) ou exame de gravidez que é vendido em farmácia, lembrando que esses exames costumam ser mais eficazes depois que a menstruação estiver atrasada mais de uma semana.

Erros de cálculo

Mulheres que têm o ciclo irregular não conseguem saber ao certo o dia da menstruação descer, mas mesmo as que têm o ciclo regular podem errar no cálculo e achar que a menstruação atrasou – ou ela realmente atrasar um ou dois dias sem maiores motivos! Uma dica é contar com os aplicativos de ciclo menstrual para conseguir calcular melhor o seu ciclo.

Estresse e ansiedade

Quem não conhece alguém que só ficou menstruada depois de fazer o exame e saber que não estava grávida? Isso acontece porque os problemas emocionais como o estresse e a ansiedade podem influenciar diretamente o funcionamento do corpo, e também podem fazer a menstruação atrasar. Enquanto estiver preocupada ou ansiosa para que a menstruação desça, ela pode simplesmente não acontecer. Então, o ideal é fazer o exame e ficar despreocupada.

Interrupção da pílula anticoncepcional

Depois de algum tempo usando a pílula anticoncepcional direto, o seu organismo pode precisar de um tempo (cerca de 3 a 6 meses) para conseguir regularizar o funcionamento, e a menstruação pode atrasar ou até mesmo não descer no primeiro mês depois da interrupção do tratamento.

Amamentação

É muito comum acontecer uma amenorreia temporária enquanto você amamenta, ou seja, a falta da menstruação. Então, se ela começar a atrasar no primeiro mês depois do bebê nascer, pode ficar despreocupada.

Infecções ou doenças

Viroses comuns, como a gripe, ou infecções simples, como a cistite e a amigdalite podem desarranjar o seu ciclo menstrual, atrasando a menstruação por alguns dias. Vamos falar de outras doenças que podem causar o atraso da menstruação a seguir.

Mudanças bruscas no peso corporal

Ganhar ou perder muito peso pode fazer a menstruação atrasar, já que a gordura influencia diretamente na produção de estrogênio, que é o hormônio feminino responsável pela maturação dos óvulos e a ovulação.

Obesidade ou Magreza excessiva

Ainda falando sobre peso, podemos citar a obesidade e a magreza excessiva como causas do atraso na menstruação, já que tanto o excesso de estrogênio quanto a quantidade de hormônios abaixo do ideal podem prejudicar a ovulação e consequentemente o dia da menstruação. Em casos extremos, a mulher pode até mesmo deixar de menstruar por um período mais longo.

Excesso de atividade física

O excesso de atividade física feito por esportistas profissionais pode ser o responsável pelas alterações do ciclo menstrual e o atraso dela, por conta do gasto calórico elevado, o estresse dos treinos intensos e a baixa taxa de gordura corporal, que como já falamos, influencia na produção dos hormônios.

Problemas na tireoide

Uma tireoide que funciona mal (hipotireoidismo) ou que funciona em excesso (hipertireoidismo) pode fazer a menstruação atrasar ou até mesmo deixar a mulher sem menstruar por alguns períodos mais longos (amenorreia).

Síndrome dos ovários policísticos

Mulheres que têm SOP (síndrome dos ovários policísticos) podem frequentemente ter a menstruação atrasada, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso.

Menopausa

Ao se aproximar da menopausa (mais comum depois dos 45 anos), é comum que a menstruação atrase ou falhe nos primeiros meses, até encerrar definitivamente.

Menarca

O início recente do ciclo menstrual pode não ser regular, e depois da menarca (primeira menstruação), pode acontecer de a menstruação atrasar ou não vir no mês seguinte, até regularizar.

chas para fazer a menstruação descer

Chás para fazer descer a menstruação

Se você quiser dar uma ajudinha à natureza e fazer descer a menstruação, experimente um desses chás:

  •  Chá de angélica
  •  Chá de agoniada
  •  Chá de canela
  •  Chá de arruda
  •  Chá de orégano

Deixe em infusão na água fervente por cerca de 10 minutos antes de coar e beba ainda morno.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment