Menopausa: Conheça os sintomas, saiba como ameniza-los e conheça tratamentos!

Menopausa: Conheça os sintomas, saiba como ameniza-los e conheça tratamentos!

Quando os sintomas da menopausa começam, muitas mulheres começam a se sentir mal. Isso porque nesse estágio da vida, que geralmente acontece após os 35 anos de idade, ocorre uma desregulação hormonal. Porém, os sintomas podem ser reduzidos com algumas mudanças de hábitos.

É preciso se preparar para ter um estilo de vida saudável antes da chegada do climatério. Assim, é muito mais provável passar por esse período de maneira mais agradável, mas mudar o estilo de vida também ajuda bastante.

Menopausa: O que é exatamente?

A menopausa é o encerramento do período fértil da mulher. Ou seja, é quando a mulher para de ovular e assim para também de menstruar. Assim como na adolescência, quando ocorre a puberdade, nesse período o corpo da mulher passa por diversas transformações, o que leva a alguns sintomas que podem ser incômodos. Falaremos mais sobre eles a seguir.

Um erro que muitos cometem é achar que com a última menstruação a mulher já entrou na menopausa. Mas na verdade a menopausa em si, costuma se firmar em mais ou menos um ano, depois que ocorre o último sangramento. A essa período se deu o nome de climatério.

Sintomas da menopausa

Um dos principais sintomas apresentados é o calor. Esse aumento da temperatura corporal ocorre devido à diminuição da taxa de hormônios produzidos, confundindo o organismo. O corpo entende que deve se esquentar, principalmente a noite. Esse sintoma também pode atrapalhar a qualidade de sono devido ao suor noturno e ainda resultando em insônia. O resultado final é outra má compreensão da temperatura corporal fazendo com que as mulheres sintam frio. Além disso, a menopausa causa diminuição dos níveis de estrogênio podendo gerar problemas intestinais. Também é comum ocorrer outros sintomas como:

  • Ressecamento vaginal
  • Diminuição do apetite sexual
  • Diminuição da memória e atenção
  • Aumento da possibilidade de doenças cardiovasculares e de depressão
  • Mudança na distribuição da gordura no corpo e
  • Aumento da possibilidade de surgimento da osteoporose.

Uma reposição hormonal pode ser necessária e é preciso consultar um médico para saber realmente o que fazer. Por fim, com o decorrer dos anos, qualquer pessoa fica mais propensa a diversos tipos de doenças. Quanto mais cedo for adotado um melhor estilo de vida com exercícios regulares e alimentação saudável, menor é a possibilidade de sofrer com todos os sintomas.

Menopausa

Como amenizar os sintomas da menopausa

Algumas pequenas mudanças de hábito podem ser cruciais para quem entrou no período da menopausa. Aqui vai uma lista com algumas delas.

Ingira menos doces e mais carboidratos

A dieta no geral deve ter mais frutas e verduras porque tem carboidratos bons para o organismo, diferentemente dos comuns advindo de pães, por exemplo. Proteínas também são desejáveis, mas ambos de forma balanceada!

Os alimentos indesejados são aqueles que façam o processo de digestão demorar mais e que dêem menos saciedade, como doces e frutas. Isso porque nesse período o metabolismo feminino fica mais lento, portanto alimentos gordurosos irão deixar o organismo mais devagar causando acúmulo de gordura corporal.

Invista no bom humor

Não é preciso exagerar, mas um “happy hour” com os amigos é sempre bom. A menopausa pode deixar as mulheres mais sensíveis e deprimidas, portanto atividades em grupo são ótimas para afastar esses sintomas.

Diminuir a ingestão de álcool

Cortar o consumo de bebidas alcoólicas além de ajudar a frear os sintomas da menopausa, diminui o risco de cânceres. Afinal, o álcool pode ser um grande inimigo do corpo diminuindo drasticamente as taxas de estrogênio.

Ingerir certas vitaminas

Ingerir vitaminas é sempre bom para o organismo. Em especial a D e a B12, de forma natural, são ótimas para mulheres. Ambas ajudam no sistema ósseo e neurológico se estiverem em bons e normais níveis.

Exercícios físicos

Exercícios são a máxima para amenizar os sintomas da menopausa. Alguns como a corrida dança e natação são muito bons. Caso você não tenha tempo, ou não consiga, simples mudanças de atitude podem ajudar. Preferir as escadas ao invés do elevador, caminhar e evitar várias horas sentada são essenciais.

Existem tratamentos para a Menopausa?

Antes de tudo é preciso saber que não se trata de uma doença e sim de uma condição natural da ciclo de vida feminino. Existem sim alguns tratamentos para tratar e amenizar os sintomas. Muitas mulheres realizam a reposição hormonal. Porém, existem no mercado remédios naturais que tratam esses sintomas e o melhor sem causar nenhum efeito colateral! Um deles é o Max Amora. Um suplemento 100% natural a base de amora e outros componentes naturais que vão ajudar a manter os seus níveis de hormônios regulados, sem prejudicar sua saúde. Para saber mais sobre este produto, basta clicar no botão abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment