Melatonina

Melatonina

Quem nunca escutou um amigo que dorme demais colocar a culpa na melatonina? Pois seu amigo não estava mentindo, a melatonina é a responsável por regular o sono, porém pessoas que dormem demais ou menos do que deveriam podem estar com problemas com esse hormônio.

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente, que nos seres humanos é responsável por regular o sono. Quando sua mãe dizia para apagar as luzes para conseguir dormir, ela estava certa, uma vez que é através da escuridão que a melatonina é estimulada, por isso que sentimos mais sono durante a noite, ou quando estamos em ambientes com pouca luz.

A diminuição na produção da melatonina é comum em pessoas mais velhas, porém o estresse e maus hábitos podem contribuir para que sua produção seja comprometida também em pessoas jovens, com isso doenças como insônia podem aparecer.

Já existe no mercado a melatonina sintética que auxilia a repor o hormônio natural e tem os mesmos efeitos.

Benefícios da melatonina

O principal beneficio da melatonina é regular o sono, pois com noites bem dormidas a disposição para desenvolver atividades durante o dia é maior. Porém ela também auxilia na recuperação de alguns neurônios que podem ter sido afetados por alguma doença. Outro beneficio da melatonina é o fortalecimento do sistema imunológico, que auxilia a prevenir perda de memória e até algumas doenças, como o câncer. Confira os benefícios:

● Contra a insônia: A Melatonina é a melhor e a mais certa dos indutores de sono disponíveis, é eficaz em uma hora em 90% dos usuários. O sono facilitado pela Melatonina é natural, mais regularizado e de melhor qualidade que o sono provocado por soníferos. Os usuários de Melatonina acordam sempre bem dispostos e descansados.

● A Melatonina é particularmente eficaz para acabar com as perturbações do ritmo circadiano que resultam do trabalho noturno.

● A Melatonina neutraliza os efeitos da tensão e reduz o declínio gradual do sistema imunológico que o acompanha.

Quem pode tomar a melatonina?

Qualquer pessoa pode tomar melatonina, desde que com acompanhamento médico, e respeitando as dosagens recomendadas. A melatonina não dever ser ingerida por mulheres grávidas e em crianças.

A melatonina, ao contrário do que muitos pensam, não é um sonífero, pois, com a dose certa, ela induz a um sono natural, ou seja, a pessoa será capaz de realmente descansar enquanto dorme. Além do mais, ao contrário dos soníferos a melatonina não causa dependência, sendo assim a pessoa não precisa fazer uso dela com frequência.

Quando e quanto de melatonina tomar?

a melatonina deve ser sempre tomada durante a noite, geralmente uma hora antes de ir deitar, pois ela pode causar sonolência se tomada durante o dia, e consequentemente provocar perda de sentidos e produtividade.

A dose de melatonina a ser tomada varia de acordo com a pessoa, e somente o médico saberá informar a quantidade adequada, que varia de 1 a 3 mg.

Efeitos colaterais

Como todo medicamento, o uso excessivo de melatonina pode causar alguns efeitos colaterais como diminuir reflexos, dores de cabeça, náuseas, sonolência excessiva e mal estar. Por isso é sempre bom respeitar a dosagem indicada pelo médico. Nos primeiro dias de uso da melatonina é normal sentir certo desconforto, porém se ele continuar o médico deve ser consultado para analisar a causa do problema.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Melatonina

Add Comment