Mau hálito: Causas e tratamento

Mau hálito: Causas e tratamento

O mau hálito é um problema que incomoda muitas pessoas e acaba se tornando um grande constrangimento, seja na escola, no trabalho ou na vida pessoal. Quem sofre com o mau hálito ainda desenvolve problemas na autoestima difíceis de serem superados. Assim, saiba as causas do mau hálito e como tratar esse problema.

O mau hálito

O mau hálito, que possui o nome de halitose, é um problema que confere um odor ruim à boca do paciente. Na maioria das vezes quem sofre com o mau hálito não percebe e passa a conviver com olhares de reprovação, piadas e cochichos.

Quando a halitose surge, significa que algo está errado com o seu organismo e por isso assim que for notada é importante que você procure o seu médico.

Causas do mau hálito

Normalmente o mau hálito é causado por algum problema bucal como a saburra lingual que se trata de uma placa bacteriana de cor branca ou amarela que se localiza na língua causada pela baixa produção de saliva. Doenças na gengiva como feridas, cárie, miíase, abscessos, excesso de tecido gengival e câncer de boca também podem provocar mau hálito, além da higienização bucal incorreta e insuficiente.

Fatores não ligados à saúde bucal também podem levar a um quadro de mau hálito como é o caso da hipoglicemia, da diabetes, ficar em jejum por longo período, tabagismo e problemas hepáticos, intestinais ou renais. Portanto, fique atento ao aparecimento do mau hálito.

Tratamento para o mau hálito

Assim que o problema for notado é importante que se procure um odontologista que fará exames clínicos para avaliar o que está causando o mau hálito. Se o profissional avaliar que está tudo bem com a sua saúde bucal, ele irá encaminhá-lo para um clínico geral ou outro médico especialista para que exames sejam feitos.

No caso de doenças que não tenham ligação com a saúde bucal, você precisará seguir as orientações médicas para tratar o problema, mas é importante que você não descuide da alimentação e não fique muito tempo sem comer, bebendo bastante líquido durante o dia.

Caso o odontologista avalie que seu mau hálito é devido a problemas na gengiva, ele irá explicar os tratamentos disponíveis, que incluem limpeza dos dentes, cirurgia ou medicamentos, discutindo com você a melhor alternativa.

Para os casos em que a saúde do paciente vai bem, mas o mau hálito persiste, o odontologista irá explicar como higienizar corretamente a sua boca. O correto é escovar os dentes e a língua após as refeições fazendo uma limpeza bucal completa, utilizando o fio dental e sendo opcional o uso de enxaguante bucal. Visitar o odontologista regularmente também é importante para estar com a saúde bucal em dia, evitando o mau hálito.

Para os pacientes fumantes, a solução para acabar com o mau hálito é largar o cigarro. Parar de fumar irá acabar com o mau hálito e também reduzirá suas chances de desenvolver um problema pulmonar.

Saber as causas do mau hálito e como tratá-lo irá garantir que você extermine de vez esse problema e tenha mais qualidade de vida.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment