Manchas nas unhas

Manchas nas unhas

Manter as unhas limpas, cortadas e lixadas é mais que um sinal de vaidade e sim um passo da higiene normal. Unhas bem cuidadas tornam as mãos mais atraentes visualmente e demonstram cuidado consigo mesmo, e como partes adjacentes da pele, elas muitas vezes podem dar sinais de que algo não anda assim tão bem com o organismo. É quando surgem diferentes tipos de manchas na superfície das unhas ou sua textura muda, e só um médico pode diagnosticar quando isso significa que existe um problema. Para saber mais, continue a ler.

Do que as unhas são feitas e qual sua função?

Designadas para dar firmeza e proteger as pontas dos dedos, as unhas são formadas por queratina: em sua base, existem glândulas que secretam grossas camadas dessa proteína para construção dessa estrutura. Uma curiosidade interessante é que as unhas são uma forma modificada, durante nosso desenvolvimento, do cabelo. Ela é composta por várias partes: margem livre é a parte da unha que cresce além do dedo e não dói quando a cortamos. A raiz da unha está embaixo da pele do dedo e é responsável pelo crescimento da mesma. A cutícula age protegendo a unha e o dedo de infecções. A meia-lua branca na base da unha é chamada lúnula. O leito ungueal, rico em terminações nervosas, é a parte do dedo conectada à lâmina da unha.

Alterações que indicam doenças

Manchas brancas (leuconíquia)

Podem ser causadas por grande variedade de fatores. Deficiência de vitaminas e minerais, infecção, pequenas lesões nas unhas e até mesmo alergias a determinados produtos que entraram em contato com as unhas.

Manchas escuras

Indicam desde infecções causadas por fungos, deficiência de vitamina B12 até depósito de melanina e ferro (comum em pessoas negras, na forma de pintas e estrias).

Manchas enegrecidas

Essa mancha é mais como uma pinta preta sob a unha, no tecido do leito ungueal. Ela pode indicar a presença de um melanoma maligno.

Linhas brancas transversais

Sinal de intoxicação grave ou ainda hipoalbuminemia, que é a carência de albumina (proteína), que pode acontecer tanto pela dieta pobre em carne e ovos quanto por causa de doença renal, onde há excreção dessa proteína na urina.

Manchas cor de sangue

Frequentemente indicam um hematoma causado por trauma e costumam escurecer em pouco tempo. Também pode indicar carência de vitamina C, policitemia (“sangre grosso”) e até meningite meningocócica.

Manchas amarelas

Pode ser sinal de micose ou ainda de tratamento prolongado com tetraciclina, um antibiótico. Aparece em portadores de hepatite C.

Unhas arroxeadas

Sinal de cianose, ou seja, de que o sangue não chega aos dedos com oxigênio o suficiente. Associado a doenças dos pulmões e coração.

Unhas esverdeadas

A infecção causada por uma bactéria tende a esverdear as unhas, chamada Pseudomonas aeruginosa.

Unhas avermelhadas e inchadas

Podem ser crônicos, indicando exposição constante à água ou até mesmo diabetes, ou ainda sintoma de uma infecção bacteriana transmitida pela manipulação das cutículas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Add Comment