Losartan: Para que serve? Possui efeitos colaterais? Como tomar?

Losartan: Para que serve? Possui efeitos colaterais? Como tomar?

 O Losartan é um remédio que salva vidas. Ainda mais em um país que a principal causa de morte em casos de problemas de saúde está relacionada ao que esse medicamento combate. Também é conhecido como losartana, que é o nome da substância que é feita esse remédio.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é o Losartan, para que ele serve, os seus efeitos no corpo humano, dúvidas, mitos e demais respostas sobre as suas principais perguntas a respeito desse remédio. Veja!

Para que serve Losartan?

 O Losartan, ou Losartana como também é conhecido, trata-se de um medicamento que dilata os vasos sanguíneos. Ele é usado para quem tem problemas de hipertensão, que é quando a pressão arterial é alta. A hipertensão é uma das principais causas de morte no país, principalmente por conta do excesso de consumo de sal e de sódio pelos brasileiros.

Os brasileiros são um dos que mais consome sódio e sal no mundo, assim, a quantidade ideal por dia é ultrapassada por várias e várias vezes pela maioria da população. São pouquíssimas as pessoas que consomem a quantidade ideal de sal por dia, quase nenhuma.

Além de acabar com a hipertensão, esse remédio também é utilizado em casos de insuficiência cardíaca. Pacientes com pressão alta detectada, normalmente, tem que tomar o Losartan pelo resto da vida, todos os dias, para evitar que a pressão suba de uma hora para outra e cause um derrame, infarto ou uma parada cardíaca.

losartan losartana

Preço

 O Losartan é um remédio bem barato e que também pode ser comprado pela Farmácia Popular pelo preço bem acessíveis. O uso dele deve ser feito apenas com indicação e acompanhamento médico por pessoas que sofrem de hipertensão e insuficiência cardíaca.

Onde comprar Losartan?

Como dito anteriormente, o Losatan é um medicamento que é vendido com prescrição médica. Diante disso, é indicado em casos de hipertensão arterial alta e pode ser encontrado em qualquer farmácia ou drogaria, inclusive, farmácias populares.

Contudo, se você deseja adquirir o Losartan sem precisar sair de casa e ainda, garantir a sua segurança, pode realizar a sua compra em drogarias online. Pensando nisso, separamos para você, duas drogarias, Onofre e Araujo, nas quais você encontra os melhores preços e uma grande variedade de produtos e medicamentos. Confira!

Botão onofre

Comprar araujo

Emagrece?

 Não existe nenhum estudo que garanta que o uso possa oferecer a perda ou ganho de peso. O que ela faz é diminuir a quantidade de açúcar no sangue e isso pode trazer algum efeito de emagrecimento, mas é bem leve, sem grandes proporções.

O Losartan não deve ser usado como remédio para emagrecer ou outro objetivo diverso. Pessoas com pressão normal que tomam o medicamento de forma indevida podem ter pressão baixa e causar tonturas, desmaios e outros problemas mais graves.

Qual a posologia do Losartan?

 Normalmente, os cardiologistas indicam o uso de um comprimido por dia, em jejum, assim que a pessoa acorda. Essa é a forma mais comum de posologia, contudo, podem existir alguns casos que é preciso aumentar a dose ou tomar menos de um comprimido, mas o normal é um inteiro por dia assim que acordar.

pressão alta

Possui efeitos colaterais?

 O uso do medicamento pode gerar alguns efeitos colaterais. Dessa forma,  os mais comuns são tonturas, cansaço, fadiga, dor de cabeça e ainda, ele pode diminuir bastante a pressão arterial. Nesses casos, o cardiologista, normalmente, indica tomar o medicamento apenas alguns dias da semana e não em todos, ou, até mesmo, troca por um remédio mais leve.

Além desses efeitos, o Losartan também pode causar anemia, diminuição de potássio e de açúcar no sangue, desmaios e outras reações um pouco mais graves.

Losartan causa impotência?

Infelizmente o uso do medicamento pode sim causar impotência sexual. Isso porque como ele atua diretamente na pressão arterial, ele também faz com que os vasos sanguíneos do pênis também fiquem dilatados e passem menos sangue por eles. Com essa ação, pode haver dificuldades de ereção e até a disfunção erétil.

Porém, isso é bem raro de acontecer. Apenas 1% dos homens que fazem uso do Losartan é que passam por esse problema de impotência sexual causado pelo uso do remédio.

Como tomar?

 O Losartan é vendido em forma de comprimido e deve ser tomado uma vez por dia, sempre ao acordar, ainda de jejum. Um comprimido por dia apenas. Em casos específicos, essa forma de tomar pode ser diferente, para mais ou para menos.

É bom lembrar que o uso do Losartan só deve ser feito após receita e acompanhamento médico. Fora disso é muito perigoso se automedicar com um remédio da força do Losartan. Jamais faça isso pelo bem da sua saúde!

Se tiver ainda restado alguma dúvida sobre o uso do Losartan, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment