Loratadina: O que é e como tomar? Saiba aqui!

Loratadina: O que é e como tomar? Saiba aqui!

Muitas pessoas sofrem todos os dias com os processos alérgicos e com os sintomas deste problema que podem ser bastante desagradáveis. Alguns medicamentos são indicados para auxiliar no alívio dos sintomas das alergias, trazendo maior qualidade de vida para quem sofre deste problema.

Veja, neste artigo, o que é a Loratadina, como usar este medicamento e quais os cuidados que você deve tomar com o uso do mesmo.

Onde comprar a Loratadina?

A loratadina é encontrada nas farmácias de todo Brasil, mas se você prefere comprar online e receber no conforto da sua casa, recomendamos duas lojas para você: a Drograria Araújo e a Drograria Onofre.

Clique aqui parar comprar a Loratadina na Drograria Araújo

botao-araujo

Clique aqui parar comprar a Loratadina na Drograria Onofre

drogaria onofre

Qual o preço da Loratadina?

A Loratadina é um medicamento fácil de encontrar em qualquer drogaria ou farmácia do Brasil. É comercializada por diversas marcas, o que pode deixar seu preço bem variável, exigindo uma pesquisa prévia para chegar ao medicamento de melhor valor. Geralmente o seu preço varia entre 5 e 25 reais.

A Loratadina engorda?

A resposta é não, a Loratadina não engorda. Em sua composição não há nenhum composto com quantidade significativa de calorias. Muitas pessoas acreditam que a Loratadina é um corticoide (medicamente que retém líquidos no corpo, o que resulta em uma sensação de inchaço e de aumento do peso), mas na verdade ela é um anti-histamínico, ou seja, um medicamento anti-alérgico.

Uso da Loratadina na gravidez e na amamentação

Muitas mulheres questionam se a Loratadina é um remédio liberado para grávidas e mulheres que estão amamentando. Para as grávidas e lactantes não é liberado a menos que o médico ou cirurgião dentista avalie o caso e receite o remédio.

loratadina

O que é a Loratadina e como ela funciona?

A alergia é uma reação que o sistema imunológico tem quando o corpo entra em contato com algumas substâncias consideradas como estranhas ao organismo, tais como os fungos, o pólen, a poeira, os pelos de animais, os produtos de limpeza, alguns medicamentos, as picadas de insetos, entre muitas outras substâncias.

De forma a combater o agente que provocou a alergia após o contato, o corpo produz uma substância chamada de histamina. A Loratadina é um medicamento da classe dos anti-histamínicos, ou seja, ela ajuda a reduzir os sintomas causados pelas reações alérgicas, bloqueando a ação da histamina no organismo.

A Loratadina atua de forma a aliviar os sintomas relacionados à rinite alérgica e à conjuntivite, tais como a coriza, os espirros, a coceira nasal e nos olhos, além dos sintomas de urticária e outros sintomas relacionados às alergias de pele.

É importante entender que a Loratadina somente traz a redução dos sintomas causados pelos processos alérgicos e que não atua tratando ou curando a causa da alergia. Recomenda-se fazer uma avaliação mais completa com um profissional da área médica para se identificar o foco do processo alérgico pelo organismo, evitando possíveis transtornos no futuro.

Como usar a Loratadina e quais os cuidados a se tomar?

A indicação do uso da Loratadina é de 1 comprimido (de 10 mg) ou 1 dose de xarope (de 10 mL) uma vez ao dia, no caso de adultos e de crianças acima de 12 anos. Siga corretamente a orientação da bula. O alívio dos sintomas se inicia logo após a administração do medicamento.

Algumas reações adversas foram identificadas em grupos controlados com o uso da Loratadina, tais como a fadiga, a dor de cabeça, a sonolência, o ressecamento nasal, o ressecamento de pele ou de cabelo, taquicardia, problemas de falta de ar, aumento da sudorese, tosse, sinusite, em menores proporções a bronquite, laringite, dermatite, transtornos gastrointestinais como náuseas e gastrite, entre outros.

No caso de aparecimento de alguns destes ou de quaisquer outros sintomas com o uso da Loratadina, procure imediatamente a orientação médica. Vale ressaltar que todo uso de medicamento deve ser prescrito pelo profissional da área médica apropriado. Não faça uso de remédios sem a orientação adequada.

Mulheres grávidas ou em amamentação não devem utilizar este medicamento sem acompanhamento, pois a Loratadina é excretada pelo leite materno. Pessoas com problemas hepáticos ou renais, ou com qualquer outra doença que tenha influência com o uso da Loratadina, não devem utilizar o medicamento sem a orientação prévia de um profissional da saúde.

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Loratadina: O que é e como tomar? Saiba aqui!

Add Comment