Levotiroxina sódica: O que é? Serve para emagrecer? Essas e outras dúvidas você vai tirar aqui!

Levotiroxina sódica: O que é? Serve para emagrecer? Essas e outras dúvidas você vai tirar aqui!

Já ouviu falar no medicamento Levotiroxina sódica que muitas pessoas estão tomando e perdendo peso? Saiba aqui o que é isso, para que serve, quais indicações e se é recomendado para quem quer emagrecer. Veja a seguir!

O que é Levotiroxina sódica?

Levotiroxina sódica é a forma sintética, ou seja, criada em laboratório e não natural do principal hormônio produzido pela glândula da tireoide.

A Levotiroxina sódica foi criada apenas com o intuito de amenizar, curar e facilitar a vida das pessoas que sofrem de hipotireoidismo e seus sintomas. O hipotireoidismo é uma doença que acontece quando a glândula de tireoide de uma pessoa passa a produzir menos ou nenhum hormônio que controle seu metabolismo. Quando a glândula responsável pelo hormônio que controla seu metabolismo para de produzir desencadeiam vários problemas de saúde como pressão alta, trombose, inchaço, dores de cabeça e até mesmo obesidade.

Para ajudar a resolver esse problema cientistas, médicos e especialistas da área pesquisaram e estudaram até testarem e terem resultados positivos na criação do hormônio sintético Levotiroxina sódica para ajudar no tratamento de pessoas que sofrem de hipotireoidismo.

O corpo que não produz mais o hormônio que controla a glândula responsável pelo equilíbrio do metabolismo ao ingerir o medicamento que contém Levotiroxina sódica entendem como natural e repõe em todas as células o hormônio sintético e dessa forma o metabolismo aos poucos vai se reequilibrando. Por isso as pessoas que fazem esse tipo de tratamento costumam emagrecer, porque seu metabolismo está voltando ao normal, mas nesse emagrecimento não é perda de gorduras, e sim, na maior parte dos casos, perda de líquidos que o corpo acumulou, fazendo com que o indivíduo desinche.

A Levotiroxina sódica ajuda a emagrecer?

Muitas pessoas saudáveis ao verem outras com problemas de hipotireoidismo que estão em tratamento tomando este medicamento e emagrecendo, acham e fazem o uso da Levotiroxina sódica como forma de perder peso.

Essa atitude está totalmente equivocada, pessoas saudáveis não devem tomar Levotiroxina sódica, que é um hormônio sintético sem precisar. Se o seu organismo já produz o hormônio da tireoide de forma saudável e equilibrada, fazer o uso do medicamento com outra intenção não é recomendado, você pode causar uma doença em seu próprio organismo. É como se você adquirisse um hipotireoidismo de forma não natural, ingerindo a Levotiroxina sódica sem precisar, apenas para perder peso.

É muito importante ressaltar que é perigoso e não se deve fazer isso. A Levotiroxina sódica não ajuda no emagrecimento e perda de gorduras, a pessoa apenas perde líquidos já acumulados pela doença do hipotireoidismo.

As pessoas que fazem o uso indevido irão perder massa muscular e não de gordura.

Possui efeitos colaterais?

Isso depende muito de cada organismo, cada pessoa pode reagir de uma forma. Na maioria das vezes o organismo aceita o hormônio sintético como o natural e não há grandes efeitos colaterais. Já outras pessoas podem sentir tontura, taquicardia, dor no peito, dor de cabeça, ansiedade, insônia, vômitos e etc.

Qualquer reação que você tiver consulte seu médico em primeiro lugar.

Para dúvidas e sugestões nos deixem comentários. Até a próxima!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votes, average: 3,67 out of 5)
Loading...

Add Comment