Hepatite: O que é? Quais são as causas? Quais os sintomas? Tire todas as suas dúvidas!

Hepatite: O que é? Quais são as causas? Quais os sintomas? Tire todas as suas dúvidas!

A hepatite é uma doença que ataca o fígado, um dos órgãos mais vitais do corpo humano. Existem muitas formas de uma pessoa contrair uma hepatite, ela pode ser causada pelo excesso de bebidas alcoólicas, por vírus ou outros motivos diversos. Consiste em uma doença perigosa, mas tem tratamento e cura. Se você descobre logo e começa o tratamento pode evitar que esse problema piore e se transforme em algo mais grave, como um câncer no fígado ou uma cirrose.

O fígado é um dos principais órgãos do corpo humano e quando ele chega a um ponto de destruição forte fica impossível de ser regenerado e a única chance da pessoa é conseguir um transplante. Por isso, é sempre bom ir ao médico especialista, fazer os exames uma vez por ano ao menos, para evitar que se chegue a esse ponto praticamente incurável.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer os sintomas das hepatites, os tipos que existem, como funciona o tratamento, a cura e outras informações relevantes sobre essa grave doença. Confira!

 

Quais são os sintomas da Hepatite?

 Como já foi dito na introdução do texto, existem diversas formas e tipos de hepatite e cada uma delas possui sintomas diferentes. Com isso, o melhor mesmo é sempre ir ao médico, fazer os exames, para descobrir como está a saúde do seu fígado e evitar surpresas desagradáveis.

A hepatite A, por exemplo, tem sintomas como fadiga, náuseas, vômito, dor abdominal, febre baixa e perda de apetite. Já a B, que pode ser contraída via sexo sem camisinha, deixa os olhos amarelos e a urina escura. O problema que boa parte dos pacientes não apresenta sintoma algum, principalmente em crianças.

Já a hepatite C que também é contraída por DST, na maior parte das vezes, também não apresenta sintomas. Os que desenvolvem são os mesmos da hepatite A e da B. A hepatite alcoólica, causada pelo excesso de consumo de bebidas com álcool durante toda a vida de um paciente, faz com que a barriga fica grande e dura, com muito líquido, além de deixar os olhos amarelados.

Existe também a hepatite autoimune e seus principais sintomas são as dores na região abdominal, nas articulações e fadiga. Já a hepatite E, uma das últimas descobertas, causa o amarelamento da pele, dos olhos, falta de apetite, náuseas e pode até gerar uma insuficiência hepática em casos mais graves.

corpo hepatite

 

Quais são as causas?

 A hepatite A é causada por um vírus que se pega através da via oral, como ao comer alimentos infectados ou água contaminada. Por isso, ela é comum em áreas que não possuem saneamento básico, tratamento de esgoto e outras políticas públicas básicas para qualquer ser humano viver com saúde.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e que pode ser evitada por uma vacina que é liberada e aplicada nos postos de saúde do Brasil. Ela também é evitável se a pessoa só fizer sexo com camisinha e não usar objetos perfurocortantes que já tenham sido usados por outras pessoas.

A hepatite C também é transmitida por via sexual e sanguínea, assim como ocorre com a hepatite B.  Porém, não existe vacina para esse tipo da doença.

vacinar

 

Hepatite tem cura?

 Todas as formas de hepatite tem cura, ainda mais se forem descobertas no início da doença. O problema é que muitas pessoas não vão ao médico, não fazem exames, sentem os sintomas, mas, mesmo assim, não buscam tratamento.

Com isso, a hepatite pode se transformar em uma cirrose ou em um câncer e, muita das vezes, a cura só é possível com o transplante de fígado. Por isso, não se pode brincar com esse órgão, vá sempre ao médico, faça os exames com periodicidade, use sempre camisinha, tome as vacinas e tenha hábitos saudáveis para evitar o aparecimento dessa grave doença.

Qual é o tratamento?

 O tratamento vai depender do tipo de hepatite, mas existem medicamentos que eliminam o vírus, caso seja as hepatites que tenham essa causa. Uma boa dieta, não consumo de bebida alcoólica, prática de exercícios físicos. Enfim, hábitos saudáveis também são necessários para agilizar a cura da doença.

 

Se tiver ainda alguma dúvida sobre a hepatite, suas causas, sintomas e tratamentos, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment