Golden Milk: O que é? Previne doenças? Para que serve? Como tomar? Como fazer?

Golden Milk: O que é? Previne doenças? Para que serve? Como tomar? Como fazer?

Devido à grande variedade de alimentos, as possibilidades de inserir na dieta coisas boas para saúde são imensas. Mal sabemos que a mistura de vários itens podem ser uma fórmula de viver um dia a dia mais saudável.Dentre essa lista grande, encontramos o famoso Golden Milk.

O Golden Milk, traduzido para o português como “leite dourado”, ele realmente é ouro para o corpo. Com alto valor nutricional, a bebida recebe o nome por sua cor “gold”. Deixando o tradicional leite branco de lado e ganhando uma tonalidade cheio de sabor e saúde.

O que é o Golden Milk?

Mas afinal, o que é exatamente essa Golden Milk? Mais uma invenção da Índia, ela foi criada pela medicina Ayurveda. Uma medicina bem ancestral e tradicional para o bem estar do corpo e da mente.

A bebida é bem simples e feita de uma mistura de itens com o leite. A receita tradicional junta o leite (podendo ser vegetal ou animal) com a cúrcuma (também conhecida como açafrão da terra) e mais algumas especiarias.

Para que serve?

A verdade é que o Golden Milk serve para várias questões da saúde. Ela é uma bebida que ajuda a manter o corpo saudável. Um dos pontos em que fez ela ganhar a internet, é o poder de induzir o sono. Para quem tem problemas para dormir, ela é calmante e ajuda a combater a insônia.

suco golden milk

Quais são os benefícios do  Golden Milk?

Como dito, essa bebida pode trazer vários benefícios para o corpo. A maioria desses benefícios vêm da curcumina, que costuma ser usada como condimento e corante na culinária. Ela possui um princípio ativo de propriedades medicinais, e como resultado, oferece efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Podendo ser ótimas para prevenir doenças neurológicas, cardíacas e câncer.

Além disso, há estudos que dizem que a cúrcuma é um aliado para quem deseja se prevenir de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Em outros aspectos da saúde, ela ainda atua como um rico probiótico que ajuda a diminuir a ansiedade. Também tem propriedades termogênicas, que faz com que o sistema imunológico fique muito mais forte. Assim o organismo é capaz de se proteger de doenças e problemas de saúde com mais facilidade.

Também melhora muito a saúde da pele, a memória e a circulação do sangue. Sem contar que atua na prevenção de infecções e auxilia no controle da pressão arterial. Também tem propriedades que ajudam a emagrecer, se combinado com uma dieta saudável e atividades físicas regulares. E claro, como citado, é um ótimo aliado para quem sofre de insônia.

Quais são os ingredientes?

Os ingredientes do Golden Milk podem variar conforme suas preferências. A mistura base é feita com os ingredientes: leite (vegetal ou animal) e a cúrcuma.

Você pode ainda acrescentar outros ingredientes que ajudam a melhorar a absorção da cúrcuma no seu organismo. Ótimas opções para adicionar à receita são especiarias como a canela e pimenta. Para gorduras saudáveis, o óleo de coco pode trazer ótimos resultados.

suco

Como tomar o Golden Milk?

Não há muito uma maneira de consumir. Mas as maiores recomendações é que você ingira pela manhã (para fortalecer seu sistema e melhora a saúde em geral) ou antes de dormir (para combater o problema de insônia). Isso dependerá para quais benefícios você quer receber em seu organismo.

Qual a receita?

Como dito, a receita do Golden Milk tem uma base feita de leite e cúrcuma, mas você pode adicionar mais elementos nela. Outras ideias é investir em mel, chá verde, café, extrato de baunilha que ajudarão a aumentar as propriedades da bebida.

Confira uma receitinha ótima:

Ingredientes:

  • 200 ml de leite vegetal (coco, castanhas, arroz, aveia ou outro que você prefira)
  • 1 colher de sopa de cúrcuma
  • 1 colher de chá rasa de cardamomo em pó
  • 1 colher de chá rasa de gengibre em pó
  • 1 colher de chá rasa de pimenta-do-reino-preta
  • 1 colher de chá rasa de óleo de coco
  • Canela a gosto para finalizar a bebida

Modo de fazer:

  • Comece colocando em uma leitura o leite vegetal e depois o óleo de coco.
  • Deixe os líquidos em fogo baixo, e aos poucos, acrescente os demais ingredientes.
  • Sempre adicione e mexa bem para virar uma bebida homogênea.
  • Desligue o fogo antes que comece a ferver.
  • Coloque em um xícara e polvilhe com canela para consumir.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment