Ginseng: Conheça as propriedades dessa planta poderosa

Ginseng: Conheça as propriedades dessa planta poderosa

O ginseng é uma planta que ocupa o posto de planta medicinal, ou seja, um remédio natural que atua no tratamento de doenças e contribui para a melhoria da saúde. Acredita-se que ele possui propriedades que trazem revigoração não apenas para o corpo, mas também para a mente, graças à sua atuação antidepressiva. A planta pode ser encontrada em sua forma natural ou processada, em formato de pó, cápsulas e extrato.

Muito utilizado na medicina chinesa, o ginseng ganhou o mundo e atualmente é uma das plantas medicinais mais populares. A planta desperta a curiosidade de pesquisadores e cientistas, que já comprovaram a existência de diversos nutrientes do ginseng, como o ferro, vitaminas B1, B2 e B3, além de cobalto e magnésio.

Apesar da sua aparência diferente, o ginseng pode trazer muitos benefícios e auxiliar no combate de doenças. Saiba quais são os seus benefícios, contra-indicações e efeitos.

Quais os benefícios do uso do ginseng?

Estudos e pesquisas já comprovaram alguns benefícios da planta, dentre eles:

  • Sistema cardiovascular: Suas propriedades contribuem para reduzir os níveis do colesterol ruim no organismo e promove uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que possibilita uma melhor circulação do sangue.
  • Cérebro: O ginseng pode previnir o aparecimento de doenças como Parkinson e o Alzheimer, já que atua para retardar o envelhecimento dos neurônios. A melhor circulação do sangue também trás benefícios para o cérebro, já que contribui para uma melhor irrigação dessa área.
  • Ação antiinflamatória: O ginseng possui sete compostos que agem com esse objetivo.
  • Tratamento de câncer: Estudos superficiais já indicaram que a terapia com ginseng pode favorecer o sono e o apetite de pessoas que estão tratando um câncer.

Já em relação as melhorias psicológicas, o ginseng americano (Panax quinquefolius) é conhecido por suas propriedades antidepressivas. Ele pode reduzir o estresse e o cansaço, já que tem efeito calmante.

Impotência sexual

Acredita-se que devido à suas raízes chinesas, o ginseng vem sendo utilizado a muitos anos com o objetivo de combater a impotência sexual masculina e aumentar o desejo sexual nas mulheres. No caso das mulheres ele traz benefícios sobretudo do período de menopausa. Já em relação aos homens, estudos já vem sendo feitos para a produção de um medicamento a base de ginseng.

Contra indicações e interação com outros medicamentos

A utilização do ginseng não é recomendado para mulheres grávidas ou em período de amamentação. Também não deve ser consumido por crianças e por hemofílicos.

No caso de interação com outros medicamentos, é importante consultar um médico antes de iniciar o uso do ginseng se você faz uso controlado de antidepressivos e anticoagulantes. Apesar de se tratar de um remédio natural, é importante informar ao seu médico sobre o uso da planta, principalmente os portadores de doenças graves.

Também é preciso alertar sobre o uso prolongado do ginseng, que pode alterar a pressão arterial, provocar diarréias e interferir na coagulação sanguínea.

Preço

O frasco com 45 cápsulas de 500mg é encontrado por 25 a 40 reais e média.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Ginseng: Conheça as propriedades dessa planta poderosa

  1. Boa tarde, tomo aradois e alodipino de 5 mg para controle de pressão arterial, está controlada com essa medicação. Gostaria de saber se posso tomar Ginseng?

Add Comment