Furosemida: Saiba tudo sobre esse medicamento

Furosemida: Saiba tudo sobre esse medicamento

A furosemida é uma substância que possui propriedades diuréticas, já que evita a retenção de líquidos e impede que o corpo absorva altos níveis de cloreto de sódio, o sal. O excesso de água e sal é eliminado pela urina, podendo reduzir os inchaços.

Existem diversos diuréticos disponíveis nas farmácias do Brasil hoje, porém a furosemida é mais comum dos chamados “diuréticos de alça”, e é conhecida por ser o mais potente. O medicamento também pode ser encontrado no mercado sob o nome de Lasix, Furosem, ou Furosetron, na forma de comprimidos ou em solução injetável.

Onde comprar?

A Drogaria Onofre vende.

drogaria onofre

Quais são as indicações da furosemida?

A furosemida é indicada no tratamento de doenças renais e cardíacas, como hipertensão, insuficiência cardíaca, cirrose hepática, glaucoma, entre outras. No caso das doenças renais, a furosemida auxília na redução do volume de água nos rins. E a redução da pressão arterial acontece porque o medicamento reduz os níveis de cloreto de sódio no organismo.

Furosemida e doping

Para os atletas e competidores, fica um alerta: a furosemida é uma substância que é procurada nos exames de doping, e conta como proibida, já que ela promove uma perda rápida de líquidos e consequentemente, pode reduzir o peso. Além de proporcionar a redução do peso corporal, a furosemida também pode mascarar outras substâncias proibidas nas competições.

Furosemida emagrece?

O objetivo da furosemida não é promover a perda de peso, porém ela pode ser utilizada com outros medicamentos com esse propósito, já que evita a retenção de líquidos no organismo e pode, reduzir o peso. Em uma composição com outras substâncias a furosemida representa uma aliada na perda de peso, mas é importante ficar claro que ela não age na queima de gordura ou de açúcares.

Efeitos colaterais

Como a ação da furosemida é evitar a retenção de líquidos, os efeitos colaterais do medicamento está relacionada a eliminação exagerada desses líquidos. Em alguns casos, graças a essa grande perda, é necessário que o paciente faça reposição de nutrientes como o potássio e outros sais minerais, principalmente no caso de tratamentos prolongados.

Os efeitos colaterais mais comuns são: muita sede, boca seca, baixa da pressão arterial, alterações intestinais como náuseas e vômito. No caso da ingestão de altas doses da furosemida, o paciente pode entrar, inclusive, num quadro de desitratação.

Além disso, os diabéticos devem ficar atentos ao administrar o medicamento, já que ele pode promover alteração nos níveis de glicose no sangue. A furosemida também não deve ser usada por pacientes com doenças renais, já que o fluxo renal deve estar em condições normais. Também não deve ser usado por pessoas alérgicas aos componentes da fórmula.

É importante lembrar que a furosemida é um medicamento, e não deve ser usada sem acompanhamento e indicação médica, principalmente no caso de gestantes, mães em período de amamentação e crianças.

Preço

A furosemida geralmente é encontrada em caixas com 30 comprimidos de 40mg, e é vendida, em média, por R$ 6,00  a R$ 15,00, a depender do laboratório de fabricação. O medicamento também é encontrado em farmácias populares e pode ser distribuído gratuitamente em postos de saúde.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment