Endometriose: Saiba como prevenir!

Endometriose: Saiba como prevenir!

A endometriose é caracterizada pela presença do endométrio, o tecido que reveste a parede uterina, em outras regiões fora do útero, como nas trompas. Apesar de ser um problema bastante comum entre as mulheres, muitas vezes é confundido com um sintoma normal ao organismo já que cólica intensa durante a menstruação e dores durante as relações sexuais são sintomas dessa doença. Assim, saiba como se prevenir e impedir que essa doença te afete.

Fortaleça o sistema imunológico

Um sistema imunológico fraco ou debilitado pode levar à ocorrência da doença e, portanto, procurar formas de fortalecer a imunidade é um dos jeitos de prevenir a endometriose.

Por isso, aposte em uma dieta balanceada e rica em sais minerais e vitaminas para garantir uma imunidade saudável. Se for necessário, use suplementos alimentares, mas não deixe de mudar o estilo de vida. Além disso, pare de fumar e cuide de doenças como alergias.

Consuma mais fibras

Ainda sobre a dieta, ter um bom consumo de fibras garante um trânsito intestinal satisfatório e, portanto, um menor acúmulo de toxinas no organismo. Com isso, menores são as chances de o endométrio tomar o caminho contrário e levar à doença.

Apesar disso, o consumo de fibras deve estar associado a um consumo intenso de água, já que sem isso ele pode ter o efeito contrário.

Livre-se do estresse

O estresse é um dos fatores que deprimem o sistema imunológico e, portanto, aumenta as chances de ocorrência da endometriose. Por isso, procure formas de diminuir o estresse no seu cotidiano como ao fazer atividades que te deem prazer. A prática de atividades físicas também é benéfica, já que libera endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que diminui os níveis de estresse.

Combata a obesidade

A obesidade além de causar problemas no organismo como um todo também leva a um aumento de produção de hormônio feminino. Com isso, maiores são as chances de haver um descontrole no funcionamento do seu útero e, portanto, dessa doença acontecer.

Assim se estiver acima do peso procure um nutricionista para que você possa perder os quilos a mais e diminuir a quantidade de gordura corporal, prevenindo a doença.

Use pílulas anticoncepcionais

As pílulas anticoncepcionais ajudam a controlar os níveis de hormônios e também ajuda na regularização do ciclo menstrual. Por isso, usar esse método contraceptivo pode ajudar a prevenir a endometriose, embora seja uma medida polêmica e ainda controversa. Apesar disso, alguns estudos sustentam a teoria de que o uso da pílula ajuda a prevenir a doença.

Porém antes de começar o uso é preciso conversar com o seu médico para saber se a pílula é indicada para você e, se for, qual deve ser tomada.

Consulte regularmente o seu médico

Quando você vai ao ginecologista com frequência, você consegue saber como está a sua saúde e consegue identificar fatores de risco para a doença. Por isso, não abra mão de fazer visitas regulares ao seu ginecologista para garantir que está tudo bem com sua saúde.

Além disso, a ida frequente ao consultório garante que a doença seja identificada logo no começo, evitando o seu desenvolvimento e tornando o tratamento mais fácil.

Dessa forma, saber como evitar a endometriose poupa você e a sua saúde de passar pelas dores que essa doença pode trazer. Consulte e visite o seu médico com regularidade para se prevenir, além de adotar hábitos saudáveis.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment