Dor de dente: Receitas caseiras e dicas para aliviar a dor!

Dor de dente: Receitas caseiras e dicas para aliviar a dor!

Dor de dente é um mal que atinge muitas pessoas e as causas para ela são diversas. Todos sabem que se trata de uma dor muito incômoda e que atrapalha a rotina e concentração. Como qualquer outra dor, ela é um sinal de que algo está errado, por isso devemos ficar atentos quando ela aparecer. Separamos algumas informações e dicas de como aliviar a dor de dente.

Dor de dente: Algumas causas

Umas das principais causas, e também as mais comuns, para a dor de dente são as caries e o nascimento do dente siso, porém elas não são as únicas. Abscessos (infecção com inflamação e pus na gengiva), muita sensibilidade a quente ou gelado, desgaste do esmalte do dente, polpa danificada (polpa é parte do dente que possui nervos e veias), fraturas no dente causada por pancadas, gengivite.

Tudo isso pode levar a dor de dente, desde a mais moderada até as mais fortes. Por isso é preciso prestar atenção na possível causa da sua dor, se ela é constante, ou se vem apenas durante ou depois das refeições.

Quando a dor é causada por sensibilidade a alimentos gelados ou quentes, ela costuma aparecer depois de se ingerir algum alimento nessas condições. Quando se trata de uma fratura no dente por pancada, geralmente a dor surge durante a mastigação. Em caso de abscessos, inflamações e caries, as dores costumem ser bem fortes e perduram por algum tempo.

Remédios que aliviam a dor

A Aspirina e o Paracetamol, são dois remédios que costumam ajudar a aliviar a dor de dente. O Ibuprofeno também pode ajudar nos casos em que a dor é causada por inflamações, uma vez que ele ajuda a conter a inflamação.

Remédios caseiros para dor de dente

Existem algumas receitas caseiras que podem ajudar no alívio da dor de dente. Porém é importante dizer que em todos os casos, principalmente naqueles em que a dor é persistente, o dentista deve ser consultado. Só assim a causa será realmente identificada e o problema resolvido. Essas receitas são para aliviar a dor, até que você procure seu dentista. Então vamos as receitas?

Chá de macela e própolis

Esse chá possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, e traz um alivio rápido da dor. Você deve preparar o chá e fazer vários bochechos com ele ao longo do dia.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 30 gotas de extrato de própolis

2 colheres (de sopa) de folhas secas de macela

Modo de preparo

Coloque a água e as folhas de marcela para ferver durante 5 minutos, aproximadamente. Depois retire do fogo, tampe o recipiente e espere. Coe o chá e acrescente própolis misturando bem.

Compressa de ervas

Amasse as folhas de salsinha e depois misture com azeite e sal. Depois enrole a mistura em uma gaze limpa e pressione contra o local dolorido. A salsinha pode ser substituída pela hortelã.

Dor de dente

Cravo da índia

O cravo possui propriedades antissépticas, o que diminui a proliferação de bactérias. Isso ajuda a controlar a inflamação o que, consequentemente, diminui a dor. Basta mastigar um cravo e esperar o efeito.

Chá de folha de batata doce

Ferva uma xícara de água com uma folha de batata doce. Depois coe e espere esfriar. Basta fazer bochechos com o chá várias vezes ao dia.

Alho amassado

Basta aplicar o alho na região dolorida.

Além das receitas caseiras também temos algumas dicas que podem ajudar a aliviar a dor de dente.

  • Bochechos com água e sal – Ajuda a manter a assepsia.
  • Chupar cubos de gelo e consumir alimentos gelados – Ajuda a diminuir o inchaço e a inflamação.
  • Usar óleo essencial de cravo da índia – Possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas.

Quando ir ao dentista?

Como mencionado anteriormente, é preciso que se consulte um dentista em todos os casos, só assim a verdadeira causa da dor de dente poderá ser tratada. As dicas apresentadas aqui ajudam apenas a aliviar a dor, nenhuma delas oferece tratamento para as inflamações e demais causas.

Deve se ter uma atenção redobrada nos casos em que a dor perdure por vários dias, episódios com sangramentos frequentes, dor muito forte durante a mastigação e em casos que causam inchaço no rosto.

E você? Tem mais alguma dica para aliviar a dor de dente? Conte para a gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment