Donaren: O que é e para o que serve?

Donaren: O que é e para o que serve?

Pacientes que são diagnosticados com depressão requerem um acompanhamento médico adequado, principalmente se a doença for profunda, o que pode causar riscos para o próprio paciente. O tratamento da depressão é feito à base de medicamentos específicos e um deles é o Donaren. Saiba o que ele é e para o que serve.

O que é o Donaren?

O Donaren é um antidepressivo composto por cloridrato de trazodona utilizado para tratar casos de depressão e auxiliar no tratamento do autismo, controlando a agressividade.

Para o que serve?

Esse medicamento é recomendado a pacientes que apresentem depressão em estágio moderado a grave, podendo ser utilizado em problemas de insônia severa e casos de agressividade. O medicamento também é usado no tratamento da esquizofrenia quando acompanhada de depressão.

Como tomar o Donaren?

O uso desse medicamento deve ser prescrito por um médico, sendo administrado aos adultos inicialmente através de uma dose inicial de 50 a 150 mg por dia e devendo ser tomada duas vezes diariamente. Em casos graves a dose pode aumentar para 600 mg por dia, mas normalmente não passa de 400 mg por dia.

Para evitar sensibilidade no estômago e tontura o medicamento deve ser tomado durante ou logo após as refeições. O tratamento costuma obter resultados satisfatórios em 2 semanas, mas alguns pacientes necessitam fazer seu uso por mais de um mês.

Contraindicações

O Donaren não deve ser usado por gestantes, lactantes ou mulheres que estejam planejando uma gravidez durante o tratamento. Pessoas com doenças renais, hepáticas ou cardíacas devem informar ao médico antes de iniciar o tratamento. Pessoas com sensibilidade à trazodona também não devem fazer uso do medicamento. É necessário um acompanhamento médico durante todo o tratamento a fim de fazer hemogramas completos e exames solicitados.

Riscos

Pessoas que exerçam atividades às quais é importante manter a atenção devem ser afastadas de suas funções durante o tratamento com Donaren, visto que o antidepressivo pode afetar a capacidade mental e física. Também é importante não dirigir.

O uso desse medicamento pode ocasionar inicialmente tontura, tremor, sonolência, cansaço, alteração no paladar, dores de cabeça e lapsos de memória. Esses sintomas tendem a desaparecer conforme o tratamento for progredindo, mas é importante informar ao seu médico.

Durante o tratamento é importante que o paciente evite a ingestão de álcool e outros medicamentos de ação calmante, já que em conjunto com o antidepressivo eles podem causar problemas no sistema nervoso e agravar o quadro de depressão.

O acompanhamento médico também é importante, pois alguns pacientes podem apresentar reações adversas com o uso do medicamento como insônia, ansiedade, nervosismo, agitação, agressividade, diminuição da libido, desorientação, tendências suicidas, perda de peso, anorexia, aumento do apetite, convulsão, queda na pressão arterial, desmaio, diminuição dos batimentos cardíacos, taquicardia e ereção prolongada nos homens. Por isso, é de extrema importância que o médico pese os prós e os contras do uso dessa opção no tratamento da depressão visto que os riscos são grandes.

O Donaren é um antidepressivo que pode ser prescrito a pacientes com depressão, tendo resultados satisfatórios na maioria dos casos. Consulte seu médico e faça uma avaliação para que você tenha a certeza de que essa é a opção indicada para seu caso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Donaren: O que é e para o que serve?

Add Comment