Doenças Renais

Doenças Renais

Pouca atenção se dá aos rins, mas eles são órgãos de extrema importância no organismo, afinal, filtram até dois mil litros de sangue por dia – e o ser humano tem cerca de cinco litros de sangue em seu organismo – e se encontram de cada lado da coluna, protegidos pelas últimas costelas. Quando o rim é atingido por alguma doença, fica prejudicado esse processo de filtração. Esse artigo tratará de algumas doenças que atingem os rins e como elas se manifestam.

Funções dos rins

Excreção de resíduos tóxicos – Os rins fazem a filtragem do sangue para livrar o corpo de substâncias tóxicas produzidas pelo metabolismo, como a uréia e o ácido úrico.

Controle dos líquidos e sais – Os rins eliminam excessos de água e sais que possam existir no organismo, mas também pode poupar sais caso o corpo apresente deficiência nesses nutrientes.

Influência na pressão – Exatamente por conta desse controle de sais e água, os rins exercem grande influência na pressão arterial.

Produção de hormônios e vitaminas – Vitamina D, eritropoetina e renina são produzidas e excretadas pelos rins. A eritropoetina interfere na produção de hemácias, e a renina exerce o controle sobre líquidos e pressão arterial.

Fatores de risco

Alguns fatores podem favorecer o aparecimento de doenças, como a presença de diabetes, que causa 40% das doenças renais, hipertensão arterial, histórico familiar de doenças renais, presença de doença cardíaca e idade acima dos 60 anos.

Sinais de que há algo errado

Hematúria – É a presença de sangue na urina, seja visível ou detectada através de exames. Pode indicar várias doenças, como cânceres ou trauma renal.

Espuma – Alguma espuma é normal, mas se você percebe o surgimento de muita espuma ao usar o sanitário, pode ser um caso de perda de proteínas na urina.

Inchaços – Surgindo nos pés, tornozelos e subindo conforme o problema progride, inchaços podem indicar insuficiência renal ou perda excessiva de proteínas.

Hipertensão – Só deve suspeitar de problemas renais aquele paciente que desenvolve hipertensão subitamente ou que sempre foi controlada com medicamentos e teve uma súbita piora.

Dor nos rins – Não deve se confundir com dor lombar, já que os rins se localizam no final das costelas. A dor nos rins pode indicar a presença de um cálculo renal, sendo bastante intensa e irradiando para a virilha.

Acordar à noite para urinar – Também pode ser sinal de doença da próstata, mas indica insuficiência renal. Quando em estágio avançado, ela faz com que os rins percam a capacidade de concentrar urina.

Doenças mais comuns

Nefrite – Apresenta presença de sangue e albumina na urina, inchaços no corpo e hipertensão.

Infecção urinária – Apresenta dor e/ou ardência ao urinar, com urina escura e com odor desagradável.

Cálculo renal – Pode vir acompanhada de sangue na urina e eliminação de pedras, mas tem como característica principal a cólica renal, que é uma dor intensa e característica.

Insuficiência renal aguda – Uma súbita agressão, como falta de irritação de sangue ou pressão para formar urina, causa a insuficiência renal. Se mostra na forma de ausência parcial ou total de urina.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment