Corrida

Corrida

A corrida é um dos esportes que menos precisa de investimento da sua parte e, em compensação, mais traz benefícios: você só precisa de um bom par de calçados e sua própria iniciativa. Emagrecer, tonificar, combater doenças e o estresse… A lista ainda se prolonga mais. Hoje falaremos sobre o que você ganha quando vence a preguiça e sai para correr.

Para emagrecer

Correr aumenta a frequência cardíaca e libera hormônios que agem diretamente na tireóide, acelerando o metabolismo e fazendo com que você queime calorias até parado. Isso aumenta a eficiência de gasto energético, muito importante para atletas.

Para definir os músculos

Além de diminuir o percentual de gordura, a corrida ajuda a tonificar principalmente as coxas, glúteos, panturrilhas e culotes. Quando praticada junto com a caminhada, é possível também fortalecer o core, que é um conjunto de músculos que dão sustentação à coluna vertebral e à pelve.

Para salvar economias

Por não exigir aparelhos nem mensalidade e poder ser praticada na rua ou em parques, a corrida é um ótima alternativa para quem quer continuar tendo saúde e condicionamento físico, mas não pode pagar a mensalidade da academia ou comprar aparelhos. Até os programas de corrida podem ser conseguidos em revistas ou na internet.

Para aliviar a TPM

O exercício, por si só, já alivia os sintomas da TPM. No caso da corrida, há aumento da dopamina – uma substância responsável pelo prazer – também encontrado em alimentos como o abacate, a abóbora e amêndoas. Esse neurotransmissor também está associado à função motora do corpo, sendo útil em melhorar o nosso humor e combater o estresse.

Para viver mais

Pesquisas feitas nos EUA indicam que mesmo quem corre até menos de uma hora por semana ainda tem menor probabilidade de morrer de complicações cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais (AVCs). O importante, nesse caso, não foi a intensidade do exercício, mais por quanto tempo ele foi mantido com regularidade. Além disso, a pratica de exercício regular libera substâncias que nos farão melhorar nossa qualidade de vida.

Para combater doenças

O impacto gerado pela corrida traz fortalecimento e aumento de resistência dos ossos quando um calçado correto e usado, além de promover maior circulação de sangue, o que impede a formação de coágulos e placas de gordura nas artérias. Há melhora na captação e utilização da energia na forma de glicose, o que diminui o risco de diabetes. Através de uma proteína no cérebro, a corrida também aumenta o número de neurônios na região chamada hipocampo.

Algumas observações

Como a corrida é um esporte de impacto, é preciso cuidado ao começar a praticar. Pessoas com sobrepeso, por exemplo, podem acabar sofrendo lesões nos joelhos; enquanto quem já pratica esportes sem impacto, como a natação, terão o condicionamento físico, mas também podem sofrer lesões por impacto. Para quem está acima do peso, o ideal seria perder alguns quilos usando uma bicicleta ergométrica e depois partindo para as caminhadas e corridas. Quem já tem bom condicionamento físico pode começar caminhando e depois ir evoluindo, misturando caminhada rápida e corrida.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment