Compulsão alimentar: O que é? Tem cura? Saiba como tratar e prevenir!

Compulsão alimentar: O que é? Tem cura? Saiba como tratar e prevenir!

A compulsão alimentar é um problema que pode afetar várias pessoas, sendo que a pessoa com compulsão sente a necessidade de comer o tempo todo, mesmo quando não está sentindo fome. Durante uma crise de compulsão a pessoa não consegue se controlar e acaba comendo muito em pouco tempo.

A compulsão alimentar é um problema de saúde que deve ser tratado o quanto antes para não trazer graves consequências à pessoa.

Se você deseja saber um pouco mais sobre essa compulsão, leia esse artigo, pois a seguir nós iremos tirar todas as suas dúvidas sobre as causas, tratamentos e muito mais. Confira!

Quais as causas da compulsão alimentar?

Vários fatores poderão favorecer para que uma pessoa possa ter compulsão alimentar, dentre os quais podemos destacar principalmente:

Estresse

Se a pessoa fica muito estressada ela poderá começar a comer mais para lidar com a situação, o que poderá influenciar para que ela tenha uma compulsão.

Problemas emocionais

Se a pessoa começa a descontar seus problemas na comida ela pode ter um descontrole e começar a comer cada vez mais, se tornando compulsiva.

Problemas com a aparência

Mais um dos principais fatores que leva uma pessoa a ter compulsão alimentar é a aparência, pois quando ela não gosta da sua aparência e pensa em comer menos ou fazer dietas malucas acaba correndo risco de comer compulsivamente e ter problemas mais graves.

Dietas muito restritivas

Quando uma pessoa faz dietas muito restritivas ela acaba ficando com sentimento de desânimo e não se sente saciada com facilidade, por isso poderá começar a comer compulsivamente.

VOCÊ JÁ CONHECE A DIETA JAPONESA? TIRE SUAS DÚVIDAS!

compulsão alimentar comidas

Quais os sintomas?

Ficar atento aos sintomas da compulsão alimentar é fundamental para conseguir diagnosticar esse distúrbio e iniciar o tratamento o quanto antes para que ele não se agrave.

Os principais sintomas de uma pessoa que está comendo compulsivamente são:

  • Comer muito rápido
  • Comer mesmo após já estar saciado
  • Sentir culpa por ter comido demais
  • Começar a criar o hábito de comer sozinho
  • Comer quando não está com fome

Se a pessoa começa a apresentar esses sintomas é fundamental que ela consulte um médico para que ele possa dizer se ela está ou não com compulsão alimentar e realizar os tratamentos adequados.

 

Quais os tratamentos para compulsão alimentar?

O inicio do tratamento de quem possui esse problema consiste em consultar um psiquiatra especialista no caso, assim ele poderá trabalhar toda a parte emocional da pessoa ajudando para que ela saiba lidar melhor com seus sentimentos, saber falar não para a comida, melhorar sua autoestima e vários outros fatores.

Além do tratamento psicológico pode ser necessário que a pessoa utilize alguns medicamentos.

Remédios mais indicados

Os remédios para o tratamento da compulsão devem ser repassados por um médico conforme cada paciente, alguns dos mais indicados são:

Na maioria dos casos são indicados remédios que ajudem a controlar a ansiedade ou que são inibidores de apetite.

assaltar geladeira

Como evitar a compulsão alimentar?

O ideal é que a pessoa tente evitar ter a compulsão alimentar, sendo que para isso o fator principal é ela controlar sua saúde mental para conseguir controlar seus sentimentos.

Além do mais, a prevenção também deve ser feita a partir da adoção de hábitos saudáveis evitando dietas restritivas sem o acompanhamento médico.

Sempre que a pessoa notar que está com mudanças psicológicas ou emocionais que estão fazendo com que ela comece a comer mais é necessário que ela controle sua alimentação, e se necessário procure ajuda médica, a fim de prevenir o surgimento deste problema.

Quais as consequências?

A pessoa com compulsão alimentar poderá ter vários outros problemas relacionados à sua saúde, sendo que ela poderá ter algumas consequências mais simples, como dificuldade de digestão, azia, refluxo e alterações gastrointestinais. Ou a pessoa poderá ter consequências mais graves, como o ganho de peso até chegar à obesidade, colesterol alto, diabetes, problemas cardíacos e hipertensão.

Além do mais, também é possível que ela tenha consequências psicológicas, como depressão e fobia. Nesses casos é possível que a pessoa comece a se afastar das pessoas do seu convívio e deixar de frequentar os lugares que frequentava.

A compulsão alimentar é uma doença que deve ser tratada o quanto antes para evitar que a pessoa tenha problemas futuros.

Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe um comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment