Cólicas: Como acabar com elas

Cólicas: Como acabar com elas

O período menstrual pode ser incômodo para muitas mulheres e um dos motivos para essa sensação são as cólicas, que podem ser mais ou menos intensas. As cólicas são dores que surgem devido ao movimento do útero durante a menstruação e que causam enorme desconforto. Para saber como se livrar desse incômodo descubra como acabar com as cólicas.

Descanse

Nas primeiras horas de menstruação, quando a cólica é mais intensa, ou caso sua cólica seja naturalmente intensa é importante que você descanse, preferencialmente deitada na posição que te for mais confortável. Isso fará com que você exerça menos tensão sobre a região do útero, ajudando a aliviar a dor.

Faça exercícios físicos

Se a sua dor não for tão forte, mas ainda assim te incomodar, faça exercícios físicos leves, como a ioga ou uma caminhada, pois isso liberará endorfina e ajudará a aliviar a sensação de dor e incômodo das cólicas.

Use bolsa de água quente

A dica dos mais velhos de usar uma bolsa de água quente na região tem fundamento, já que o calor estimula a vascularização da região, o que faz com que a musculatura fique menos tensa e, portanto, a dor é diminuída.

Coma os alimentos certos

Durante a TPM e o período de cólicas a vontade que dá é de comer bastante chocolate, mas para combater as cólicas é ideal que você aposte em alimentos como banana, beterraba, aveia e castanha do pará, já que possuem efeito antiinflamatório natural. Além disso, os peixes, ricos em ácidos graxos, são excelentes para controlar os espasmos do útero.

Esqueça, por sua vez, os alimentos ricos em gordura ou altamente estimulantes, como os ricos em açúcar ou cafeína.

Já os chás com propriedades calmantes são altamente recomendáveis, já que ajudam a relaxar a musculatura e amenizam a dor.

Tome remédios

Converse com o seu médico e peça a prescrição de remédios para acabar com as cólicas ou então analgésicos e antiinflamatórios em geral. É importante, entretanto, que você procure não se medicar por conta própria para não prejudicar a sua saúde.

Faça massagens

Massagens com movimentos leves, suaves e precisos na região do abdômen podem ajudar a relaxar a musculatura e a diminuir a dor das contrações uterinas responsáveis pelas cólicas.

Relaxe

Procure relaxar o máximo possível, como fazendo algo que você gosta e traz prazer. O estresse só tornará sua musculatura ainda mais contraída, o que pode piorar suas cólicas. Por isso, quando as cólicas te atingirem procure fazer algo que você goste e que te ajude a relaxar.

Vá ao médico

Se suas cólicas são muito intensas, frequentes e se nada ajuda a aliviar a dor isso pode ser sinal de endometriose. Essa doença é causada quando o endométrio, que é a parede do útero, instala-se nos ovários ou cavidade abdominal.

É uma doença que pode evoluir para a infertilidade e por isso é importante que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos o quanto antes.

Dessa forma, as cólicas menstruais tratamento, mas caso sejam muito frequentes ou extremamente intensas você deve procurar um médico, pois pode ser um sinal de endometriose.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment