Clonazepam: Para que serve? Para quem é indicado? Engorda?

Clonazepam: Para que serve? Para quem é indicado? Engorda?

O nome pode até parecer estranho, mas, provavelmente, você conhece o clonazepam. Esse remédio passou a ser utilizado de forma indiscriminada por milhares ou até milhões de brasileiros. O que é um perigo, já que ele só deve ser tomado em situações específicas e não de forma irresponsável.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é o clonazepam, para que ele serve, os seus efeitos colaterais e outras informações relevantes a respeito desse medicamento que tem sido muito usado. Veja!

Para que serve o Clonazepam?

Se você ainda está achando o nome estranho, o clonazepam é o tipo de substância que está presente no famigerado Rivotril. Dessa forma, consiste em um relaxante muito utilizado e de forma completamente irresponsável por diversas pessoas.

Esse uso indevido do clonazepam tem criado uma uma certa dependência ao Rivotril e com isso, muitas pessoas não conseguem sequer dormir sem o uso desse medicamento. Quando utilizado da forma correta, ele serve para o tratamento de algumas doenças, como epilepsia, transtornos de humor e de ansiedade, síndromes e distúrbios diversos de ordem psiquiátrica.

O clonazepam causa uma pequena inibição ao sistema nervoso, o que gera a sensação de relaxamento, calmaria, tranquilidade e sedação. Assim, ee atua até como relaxante muscular por conta dos efeitos do uso do medicamento.

O Rivotril é um remédio perigoso, tem muitos efeitos colaterais e causa dependência. Por isso, o uso dele deve ser feito apenas por indicação, receita e acompanhamento médico, além de não ser bom tomá-lo todos os dias, caso você tenha problemas mais leves de insônia ou de estresse.

Existem outras formas de acabar com esses problemas sem ser com o uso de um medicamento tão forte quanto o clonazepam.

caixa de Clonazepam

Qual o preço?

 Existem diversas dosagens diferentes do clonazepam, além da disponibilidade de comprimidos e gotas. O preço do mais usado é de cerca de R$ 30,00 a caixa, porém, tudo vai depender da indicação do seu médico. Existem caixas de comprimidos e gotas que são bem mais baratas e outras mais caras do que esse valor médio.

Onde comprar clonazepam?

Como explicado anteriormente, o Clonazepam, ou o Rivotril, propriamente dito, trata-se de um medicamento controlado, vendido somente com prescrição médica e também, não pode ser comercializado via internet. Dessa forma, para que você consiga adquirir esse remédio, é necessário procurar a drogaria ou farmácia mais próxima de você.

Engorda?

 Não existe relação direta nem efeito colateral que mostre que o clonazepam engorde ou faça a pessoa emagrecer. O remédio atua diretamente na ansiedade e isso pode fazer com que a pessoa coma mais ou coma menos, a depender do quadro clínico que ela possui.

Então não é feito originário do remédio o fato de engordar ou emagrecer. Mas uma consequência do transtorno que o paciente tem e que o clonazepam inibe por conta da sua ação anti-ansiedade.

Clonazepam é abortivo?

 Não existe uma prova que afirme o fato do clonazepam ser abortivo. Porém, muitos ginecologistas e obstetras indicam que a paciente a pare de usar esse remédio nos primeiros três meses de gestação. Isso porque há evidências de que parte dele entra sim em contato com a placenta e pode gerar a má-formação do bebê.

O caso de aborto é mais grave e muito difícil de ocorrer, mas caso a mãe tome muito Rivotril isso pode sim acontecer. De qualquer forma, é preciso parar de tomar o medicamento durante os três primeiros meses de gravidez. Durante o restante do tempo de gestação, ele também só pode ser tomado em situações emergenciais, ou seja, uma crise forte de ansiedade, por exemplo.

Fora isso, é melhor ficar sem usar o clonazepam durante a gravidez para evitar que apareçam problemas na formação do feto.

Tomar clonazepam

Trata a ansiedade?

O principal uso do Rivotril é para o tratamento de ansiedade, mais especificamente das crises de ansiedade, ele atua diretamente no sistema nervoso e inibe essas crises. Porém, com o uso indiscriminado e o vício no remédio tem feito com que pessoas tenham cada vez mais crises por conta da falta do uso do remédio. É preciso tomar muito cuidado com isso!

 

Como tomar o Clonazepam?

 O clonazepam está disponível em comprimido e também em gotas. Quem vai definir a quantidade que você vai tomar é o próprio médico, mas, normalmente, ele indica um comprimido de 0,5 mg ou 2 mg por dia. Tudo isso a depender do quadro clínico do paciente.

Dá sono?

 Sim, um dos efeitos colaterais do Rivotril é a sonolência. Tanto que vem sendo muito utilizado de forma indevida por pessoas que têm problema de insônia. Em vez de melhorar a situação desses pacientes, o clonazepam pode piorar, já que a pessoa vai passar a conseguir dormir apenas se tomar o remédio todos os dias.

Não use esse medicamento de forma irresponsável, ele pode fazer muito mal para a sua saúde. Tome apenas se tiver algum transtorno ou distúrbio que necessite desse remédio como forma de tratamento.

Qual a dosagem do Clonazepam?

 Exigem duas dosagens básicas: 0,5 mg e 2 mg. Normalmente, a mais leve é para pessoas com crises e transtornos menos agudos e a dosagem mais forte para aqueles que passam por problemas psiquiátricos mais graves.

 

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o uso do clonazepam, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment