Ciprofloraxino: Para que serve? Quais os efeitos colaterais? Como tomar?

Ciprofloraxino: Para que serve? Quais os efeitos colaterais? Como tomar?

O nome realmente é bem difícil de pronunciar, mas o uso do ciprofloxacino é bem comum e serve como uma excelente forma de tratamento em doenças específicas. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem os efeitos e os benefícios desse medicamento.

Nos próximos tópicos você vai ter a oportunidade de entender o que é o ciprofloxacino, para que ele serve, efeitos colaterais, contraindicações e outros dados relevantes sobre esse medicamento. Veja!

Para que serve ciprofloxacino?

 O ciprofloxacino é um nome bem difícil dado a um medicamento conhecido popularmente como Cipro, que é o início do nome do remédio em sua forma completa.

Esse medicamento trata de um antibiótico muito utilizado para tratar infecções bacterianas que atacam o sistema respiratório de homens e mulheres. Ele atua contra bronquite, sinusite, pneumonia, otite, mas também em outros tipos de infecções, como as gastrointestinais, na bile e até em doenças sexualmente transmissíveis, como é o caso da gonorreia.

O uso do ciprofloxacino é muito indicado por médicos, já que esse remédio tem um efeito rápido e bem eficaz. De acordo com doença e a gravidade da mesma, em apenas três dias a pessoa já fica 100% recuperada.

Essa eficácia toda tem um preço que são os diversos efeitos colaterais que o remédio tem. Por isso, só compre ou tome o ciprofloxacino se for com base em receita e acompanhamento médico e pelo tempo determinado por esse especialista.

caixa de ciprofloxacino

Qual é o preço?

 O preço do ciprofloxacino varia de acordo com a quantidade de miligramas e a farmácia ou cidade que você vai adquirir esse medicamento. O valor pode variar bastante, de  R$15,00 a R$ 90,00.

O ideal é buscar fazer uma boa pesquisa pela sua cidade antes de comprar o ciprofloxacino. Você pode encontrar diferenças de preços entre uma drogaria e outra.

Onde comprar ciprofloxacino?

Como dito anteriormente, o criprofloraxino consiste em um medicamento no qual pode ser encontrado em todas as drogarias e farmácias. Além disso, trata de um antibiótico e dessa forma, a compra só pode ser realizada com a prescrição médica.

Contudo, se você deseja adquirir o remédio no conforto da sua casa e ainda, garantir uma compra segura e sem riscos, pode comprar em algumas drogarias online. Separamos para você a drogaria Onofre, na qual você pode enviar a foto da sua receita médica e assim, adquirir o criprofloraxino.

Clique no botão abaixo e encontre os melhores preços e produtos!

Botão onofre

Qual a bula?

 A bula de um antibiótico é enorme e com o ciprofloxacino não é diferente. Além de ele atuar em dezenas de infecções diferentes, o remédio também tem muitos efeitos colaterais e precisa de bastantes cuidados antes de ser ingerido por qualquer pessoa.

Todas essas dicas vão ser dadas pelo seu médico, quando ele indicar e receitar o uso do ciprofloxacino. Porém, só a título de resumo, ele pode trazer reações no sistema gastrointestinal, nervoso, músculo esquelético, além de pele, membros e hipersensibilidade.

Entre os efeitos mais comuns estão a náusea, diarreia e erupções cutâneas. Já entre os menos comuns estão dor abdominal, vômito, problemas no fígado, alteração do paladar, insônia, taquicardia, enxaqueca, anemia, febre, alucinação, depressão, convulsão, surdez transitória, insuficiência renal e alterações na visão, além de outras dezenas de possibilidades de reações adversas.

Por conta dessa quantidade enorme de efeitos colaterais, o ciprofloxacino só pode ser tomado por tempo determinado e com a devida receita médica, além do acompanhamento do especialista que indicou o uso desse remédio.

Em qualquer caso de sintoma, alergia, ou algo do tipo, pare imediatamente de tomar o medicamento e vá ao médico o mais rápido possível.

tomar ciprofloraxino

Qual a posologia do ciprofloxacino?

 É impossível falar de posologia de uma forma geral, já que esse antibiótico é usado para os mais diferentes tipos de infecção. Cada uma das infecções é tratada de uma maneira diferente. Normalmente, a indicação é de um ou dois comprimidos de 250 mg por dia, porém, tudo pode ser completamente diferente disso.

Em crianças a dose é bem menor e também só pode ser usada com a devida indicação médica. Os horários de se tomar o remédio, em crianças ou adultos, também vai depender da decisão do especialista.

Injetável

 Esse tipo de ciprofloxacino é liberado para ser usado apenas em hospitais e em casos bem específicos. Ele é injetado pela veia do paciente junto com soro para atuar em infecções mais graves. Jamais use esse medicamento na forma injetável fora de hospitais.

Como tomar?

 O comprimido é tomado via oral, com água. A quantidade por dia e os horários serão definidos pelo médico especialista.

Ciprofloxacino aborta?

 Não existe uma relação direta entre o uso do ciprofloxacino com o aborto espontâneo ou até com má-formação do feto. Porém, os médicos avaliam que só se pode tomar esse medicamento durante a gestação após o quarto mês e somente se for muito necessário o uso dele.

Do contrário é melhor evitar, porque ele pode causar esses males para a saúde do feto e da mãe, mas não é nada concreto ou certeiro.

Dá sono?

 Uma das dezenas reações adversas do uso do ciprofloxacino é a sonolência, mas não é certeza que o paciente vai ter esse efeito colateral.

Se tiver alguma dúvida sobre o uso do ciprofloxacino, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment