Chá de picão: Para que serve? Emagrece? Como preparar?

Chá de picão: Para que serve? Emagrece? Como preparar?

O chá de picão é preparado com uma planta medicinal nativa da Floresta Amazônica, conhecida como picão. Ela também é chamada pelos nomes de picão-preto, carrapicho, carrapicho-agulha, carrapicho-picão, erva-picão, gariofilata, guambu, macela-do-campo, piolho de padre, pica-pica e amor de mulher, e seu nome científico é Bidens pilosa. O picão é rico em ferro, magnésio, minerais e potássio. Também possui bastantes vitaminas, tais como: vitamina E, C e A e proteínas. Essa riqueza de nutrientes garante vários benefícios à saúde e à sua beleza, além de ser uma das plantas medicinais que tem seu efeito reconhecido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ficou interessado? Descubra aqui informações sobre o chá dessa planta!

Para que serve o chá de picão?

Este chá oferece vários benefícios para a saúde e para a beleza. Ele é usado para vários fins. Veja abaixo algumas utilidades do chá de picão:

  • Emagrece desinflamando o corpo, desintoxicando o organismo e combatendo a retenção de líquido
  • Auxilia na má digestão
  • Trata com eficácia o problema de úlcera, afta e hemorroida
  • Estimula a imunidade
  • Trata da saúde respiratória e evita alergias, amigdalites, asma, bronquite, catarro
  • Cura infecções urinárias e vaginais
  • Trata problemas nos rins e estômago e protege o fígado
  • Combate a intoxicação alimentar
  • Controla a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue
  • Estimula a produção de insulina
  • Tem ação antiespasmódica, antisséptica , antioxidante, diurética, anti ulcerosa e anti-inflamatóriaChá de picão

Crianças podem tomar?

O chá de picão é contra-indicado para gestantes e por pessoas com sensibilidade à cafeína. Porém, existem artigos contraditórios quanto ao uso do chá por crianças. Por isso, nós recomendados que antes de dar o chá de picão para uma criança, você procure um médico pediatra de confiança para que ele indique o melhor tratamento para o seu filho e diga se o chá de picão é ou não indicado.

Posso dar chá de picão para o recém nascido? 

Existem vários artigos na internet indicando dar chá de picão para o recém nascido para o tratamento de icterícia, ou até mesmo para dar um banho no bebê para tirar o amarelado da pele, causado por  por níveis elevados da bilirrubina química no sangue (hiperbilirrubinemia). Porém, vários outros artigos dizem exatamente o contrário, contra-indicando o uso do chá de picão em recém nascidos. Alguns relatam inclusive vários casos de convulsão como efeito colateral.

Assim como falamos sobre a indicação para crianças, a nossa indicação é para procurar um médico pediatra antes de dar o chá  para o seu bebê.

Emagrece?

Como falamos, o chá de picão tem algumas propriedades que ajudam a reduzir o inchaço, a retenção de líquidos e a melhorar o funcionamento intestinal. Por isso, ele pode sim ajudar a perder alguns quilos extras e alguns centímetros abdominais. Porém, não existem estudos que mostrem resultados satisfatórios usando o chá de picão com esse objetivo, Na verdade o emagrecimento e visto como um efeito colateral do seu uso para o tratamento de doenças como as que citamos anteriormente.

Informamos ainda que a dose diária do chá de picão para o tratamento de doenças é de até 3 xícaras por dia, e que não indicamos ultrapassar essa dosagem para potencializar o efeito emagrecedor, pois isso pode causar uma desidratação.

Chá de picão

Como fazer o Chá de picão preto?

Como dissemos, chá de picão e chá de picão preto são a mesma coisa.

Para fazer o chá de picão preto você só precisa de 3 colheres de sopa da erva picão e 1 litro de água. Coloque a erva na água e deixe ferver. Depois, tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 15 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras por dia, sendo a primeira, preferencialmente ainda em jejum.

O gosto é meio picante, mas não recomendamos adoçar, para não cortar o efeito dos nutrientes.

Se você for preparar o chá de picão para fazer inalação (para o tratamento de problemas respiratórios), indicamos usar uma concentração maior, ou seja, mais quantidade da erva para a mesma quantidade de água.

Para o banho (no tratamento de assaduras, picadas de insetos ou alergias) ou banho de assento (para hemorroida e infecção urinária ou vaginal), também indicamos usar uma concentração maior da erva para fazer o chá.

Veja também: Chá de canela , Chá de Sene e Chá branco!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment