Chá de carqueja: Veja para que serve e quais os seus principais efeitos!

Chá de carqueja: Veja para que serve e quais os seus principais efeitos!

A carqueja é uma planta medicinal descoberta há muitos anos e que é usada desde os tempos mais primórdios, por populações ao redor do mundo. Aqui no Brasil ela é muito famosa e passou a ser ingerida na forma do chá de carqueja.

O chá de carqueja é um excelente alimento para o corpo e também para a alma, tem vários benefícios, mas também pode trazer alguns efeitos colaterais para determinadas pessoas, possuindo até algumas contraindicações.

Nos tópicos a seguir você vai ter todas e outras informações a respeito do chá de carqueja e suas características. Confira!

Para que serve o chá de carqueja?

O chá de carqueja é um remédio natural que serve para um punhado de problemas de saúde e enfermidades. O seu principal uso tem a ver com o sistema digestivo, desde o estômago, passando pelo fígado, intestinos e tudo que envolve esse importante sistema do corpo humano.

A carqueja atua contra azia, má digestão, diarreia, gastroenterite, prisão de ventre, doenças no fígado, vermes, afta, amigdalite, entre outros problemas que vão da boca até o ânus.

Além disso, descobriu-se outros benefícios dessa planta, em áreas diferentes do sistema digestivo. Ela tem relação com controle de colesterol e de glicose no sangue, atua contra a má circulação sanguínea e enfrenta doenças na bexiga.

carqueja

Como fazer?

A forma mais simples de fazer o chá é você comprar em alguma loja que venda produtos naturais, um pacote com as hastes secas da carqueja. Aí é só esquentar água, colocar a carqueja, deixar agir por um tempo, coar e beber ou colocar na geladeira para beber depois.

Algumas pessoas preferem plantar a muda da carqueja em casa e fazer isso tudo por conta própria, é também uma boa opção.

A principal dica é jamais comprar ou tomar aquele sachê que vem uma sacolinha absorvente quadrada que você põe na água quente e o chá está pronto. É completamente industrializado, tem conservantes e outros produtos que fazem com que o chá de carqueja deixe de ser natural e não é isso que você quer.

Você pode fazer o seu chá com um litro de uma vez, guardar na geladeira e ir tomando aos poucos. Ferva esse um litro de água, coloque 25 gramas da haste de carqueja, desligue o fogo, deixe agir por 10 minutos, coe, coloque para gelar e depois é só tomar.

O ideal é tomar de duas a três xícaras por dia. Pode fazer menos quantidade também, se você preferir.

O chá de carqueja é abortivo?

O chá de carqueja possui algumas contraindicações devido a uns efeitos colaterais causados pela ingestão da planta. Uma das principais dúvidas que as pessoas têm é se uma dessas contraindicações é com grávidas, já que ele poderia ser abortivo.

E sim, ele pode ter um efeito abortivo e, por isso, não deve ser tomado por grávidas. Lactantes também não devem tomar esse chá, porque pode afetar as propriedades do leite materno e causar mal para o bebê.

Ou seja, não tome, de forma alguma, o chá de carqueja se estiver grávida ou se estiver amamentando. Caso já estava tomando antes de saber que está grávida, vá ao médico, faça os exames, conte para ele isso que ocorreu e pare, imediatamente, de tomar o chá ou as cápsulas de carqueja.

chá

Emagrece?

O chá de carqueja regula todo o sistema digestivo e isso ajuda sim as pessoas a emagrecerem. Principalmente quem tem algum tipo de problema digestivo, como prisão de ventre, por exemplo.

Outro detalhe que a atuação da carqueja no sistema sanguíneo também acelera o metabolismo e favorece a eliminação de gordura, de açúcar e de outros elementos que também causam a obesidade.

Onde comprar o chá de carqueja?

Você pode comprar as hastes de carqueja secas em qualquer loja de produtos naturais. Normalmente, essas lojas ficam nos mercados municipais das cidades, aquelas lojinhas recheadas de plantas medicinais para serem vendidas.

Você também acha do chá de carqueja da forma mais natural vendido em sites especializados e também em algumas farmácias de produtos naturais.

Altera a pressão?

Além de ser abortivo, existem outros dois efeitos colaterais do uso do chá de carqueja que devem ser bem avaliados. Ele diminui a pressão arterial e pode causar a hipotensão em quem já tem pressão baixa. Outro detalhe é que, quando ingerida em excesso, a carqueja pode abaixar a sua imunidade.

Quais os benefícios do chá de carqueja?

Os benefícios do chá de carqueja são muitos, mas principalmente por regular todo o sistema digestivo, que vão dos problemas na boca, como aftas, até curar diarreias e prisão de ventre.

Ele também é ótimo para o sistema circulatório, para quem tem diabetes, colesterol e pressão alta. Se tiver gostado deste texto sobre o chá de carqueja, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment