Chá de Canela de Velho: O que é? Para que serve? Emagrece?

Chá de Canela de Velho: O que é? Para que serve? Emagrece?

O chá de canela de velho, cientificamente conhecido como Miconia Albicans, é um chá conhecida graças aos seus poderes contra as dores nas articulações, isso porque as folhas da planta possuem poderosos fitoquímicos anti-inflamatórios.  A planta é uma excelente alternativa para o tratamento da artrose, artrite, coluna e dores nas articulações, em geral.

Porém, existem algumas controversas que o chá pode causar problemas no coração. Por isso, o post de hoje irá esclarecer todas as dúvidas sobre o chá de canela de velho, quais os benefícios e perigos. Confira!

O que é Chá de Canela de Velho?

A Miconia Albicans é uma erva originária do nordeste brasileiro e, na Bahia, foi apelidada de canela de velho.  A canela de velho ficou conhecida pelo seu efeito anti-inflamatório,  pela proteção contra neuropatia dolorosa e anti-nociceptivo (capacidade de fazer o cérebro perceber menos a dor). Além disso, ela é conhecida por auxiliar no tratamento da diabetes, doenças estomacais e intestinais.

O chá da folha de canela de velho pode ser usado oralmente ou externamente, ele pode ser usado para beber ou aplicar no local afetado, ambos os casos são percebidos efeitos.  A folha de canela de velho atua contra as dores na corrente sanguínea e externamente, no local aplicado.

Chá de Canela de Velho

Serve para que?

O seu poder anti-inflamatório reduz o inchaço de joelho e outras articulações, de forma rápida e eficaz, acabando com as dores em pouco tempo.  O chá de canela de velho deve ser usado por um período de, no mínimo, 30 dias interruptos, podendo prolongar por mais tempo.

Há relatos em que a ação do chá tem efeito imediato, eliminando completamente a dor. Porém, mesmo quando ocorre o alívio imediato, o tratamento deve ser feito por 30 dias para o real efeito da planta.  Para 30 dias de tratamento, 200g da folha são suficientes.

Como fazer? 

Antes de preparar o seu chá de canela de velho, é preciso ter bastante cuidado ao escolher a erva, se for comprar, principalmente, em lojas de ervas e produtos naturais, certifique-se de estar comprando somente as folhas. Para que o chá tenha efeito, é preciso ser feito somente com as folhas.  As folhas devem estar em perfeitas condições, sem manchas ou pretas.

Se elas apresentarem um aspecto escuro, quer dizer que elas fermentaram, se estiverem manchadas é porque foram afetadas por fungos, não tendo mais eficiência para o chá.  É recomendado que você use as folhas secas, mas que ainda estejam em bom estado, verde de um lado e creme do outro.

Para fazer o chá de canela de velho, você irá precisar:

  • 15 folhas da planta;
  • 1 litro de água.

Coloque as folhas em 1 litro de água e deixe ferver.  Em seguida, desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos.   Coe e tome duas xícaras por dia, uma antes do almoço e outra antes do jantar. O restante, use para banhar as áreas doloridas.

As mesmas folhas devem ser usadas para refazer o chá todos os dias e ser usado por 30 dias consecutivos. Algumas pessoas dizem que o chá pode ser usado por até 60 dias.  O chá de canela de velho é um tratamento de uso prolongado.

Chá de Canela de Velho

Como tomar Chá de Canela de Velho?

Como citamos acima, o chá deve ser tomado duas vezes ao dia e aplicado no local com dor.

Emagrece?

Além de eliminar as dores, o chá de canela de velho possui efeito antioxidante, ou seja, ele limpa as células dos radicais livres, fazendo com que fígado e rins trabalhem melhor, consequentemente auxiliando no emagrecimento.

Benefícios

Os principais benefícios do chá de canela de velho são para o tratamento de:

  • Artrite
  • Artrose
  • Reumatismo
  • Dores nas articulações
  • Bursite

 Contraindicação do Chá de Canela de Velho

Não há registro de contraindicação do chá de canela de velho e nem de efeitos colaterais, que podem afetar o coração. Porém, a dosagem diária não deve ser ultrapassada, evitando indesejáveis efeitos.  É recomendado que se procure um médico antes de começar o tratamento com o chá, assim como qualquer medicamento, o uso de chá também deve ser acompanhado.

Certifique-se também da procedência de onde você irá comprar as folhas de canela de velho, como citamos no artigo, apenas folhas em bom estado servem para o chá. Não compre folhas velhas e manchadas e não aceite outro produto que não seja apenas as folhas da planta.

Gostou das nossas dicas e informações? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment