Cefalexina: Indicações, efeitos colaterais e interação com outos medicamentos

Cefalexina: Indicações, efeitos colaterais e interação com outos medicamentos

A cefalexina é um medicamento do grupo dos antibióticos e é comercializado sob o nome de Keflex, Cefacimed, Ceflexin ou Cefaxon, nas formas de comprimido e xarope.

Atualmente a Anvisa controla a venda de antibióticos, só sendo possível adquirir o medicamento com receita médica. As receitas possuem validade de no máximo dez dias e uma cópia deve ficar retida na farmácia. Além disso, a receita deve conter as seguintes informações: nome completo do paciente, nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone e assinatura.

Onde comprar?

Indicamos a Drogaria Onofre, pois atualmente ela é uma das farmácias que possui o menor preço do mercado. O proceso de compra é bem simples, é só você enviar sua receita, diretamente pelo sistema do site, pelo WhatsApp ou e-mail. Assim que confirmada que sua receita é autêntica, seu produto será enviado. Uma das vantagens da tecnologia, não ter que enfrentar filas e ainda achar o produto mais barato.

cefalexina

Já a Drogaria Araújo, não oferece o mesmo sistema de compra da cefalexina online, mas você pode comparar os preços nessa farmácia também e, caso valha mais a pena nela, você retira seu medicamento na loja física.


CLIQUE AQUI PARA COMPARAR OS PREÇOS DA CEFALEXINA NA DROGARIA ARAÚJO


Para que serve a cefalexina?

A cefalexina é indicada no tratamento de doenças causadas, principalmente, por bactérias. É amplamente recomendada no tratamento de infecções urinárias, sinusite, infecções do sistema respiratório, otites. O medicamento também é indicado na prevenção de infecções em cirurgias. Deve ser tomado antes das operações e é bastante comum no caso de implantes e outras cirurgias dentárias. Nesse caso, a cefalexina deve ser tomada em até 48 horas antes da cirurgia.

Sobre a sua posologia, em geral os médicos recomendam que os adultos tomem de 250mg a 500mg de 6 em 6 horas. Já as crianças devem consumir de 25mg a 100mg, também de 6 em 6 horas. O medicamento possui ação muito rápida, já que o processo se inicia em 60 minutos depois da ingestão.

Os médicos não recomendam o consumo de álcool juntamente com cefalexina.

É importante ficar claro que a cefalexina não age contra vírus, sendo assim o tratamento se mostra ineficiente no caso de doenças virais.

Posologia da cefalexina

Toda a posologia do remédio irá variar de acordo com o tratamento do paciente. Por exemplo, caso esteja se tratando uma infecção na pele, pacientes acima de 15 anos podem administrar uma dose de 1 g a cada 12 horas. Já para infecções respiratórias, o indicado é uma dose de 500 mg a cada seis horas. Outros tipos de distúrbios mais graves necessitam de doses maiores, por isso, pergunte ao seu médico.

A dose para crianças, logicamente, é bem menor. A recomendação é que se administre de 25 a 50 mg por quilo do indivíduo, dividindo essa quantidade durante o dia. Para orientar melhor a posologia da criança de acordo com o peso dela, veja a tabela abaixo:

cefalexina

Como tomar?

Esse medicamento deve ser tomado por via oral e não depende da alimentação, ou seja, não é necessário ingerir antes ou depois de refeições, isso não faz diferença. Os passos são o seguinte:

  • Agite o frasco por alguns segundos antes de tomar. Assim você garante que a substância ativa do fármaco, que se encontra no fundo do frasco, se distribua para todo o líquido.
  • Após retirar a tampa, encaixe o bico adaptador que acompanha o pote do medicamento. Encaixe completamente até que fique perfeitamente ajustado.
  • Coloque a seringa (que também acompanha a caixa na compra) no centro do bico adaptador e vire o frasco de cabeça para baixo para puxar o líquido.
  • Puxe o líquido somente até a dose recomendada pelo seu médico e aplique na boca do paciente, empurrando a seringa até o fim.
  • Garanta a boa higiene da seringa para que ela possa ser reutilizada sem riscos à saúde.

Cefalexina corta o efeito do anticoncepcional?

Muitas mulheres tem dúvida sobre os efeitos da cefalexina no anticoncepcional, com o receio de um medicamento “cortar o efeito” do outro. No caso da cefalexina, existe o risco do medicamento inibir a ação dos anticoncepcionais, podendo causar uma gravidez indesejada. Mas atenção: não é preciso parar a cartela, apenas usar mais um método de prevenção, como a camisinha.

Efeitos colaterais e contra-indicações

Os efeitos colaterais mais comuns são desconfortos abdominais e diarréias, náuseas e reações alérgicas. É preciso alertar que o uso prolongado desse medicamento pode levar a proliferação de bactérias mais resistentes. No caso da manifestação de alguns desses sintomas, avise ao seu médico.

O uso do medicamento por pessoas com doenças renais deve ser moderado e acompanhado por um médico. Deve-se ter atenção também com mulheres em fase de amamentação, já que parte dos compostos químicos podem se manter no leite. Também não deve ser usada no caso de suspeita ou gravidez comprovada.

Recomendamos que antes que inicie o tratamento com o medicamento, você leia a bula detalhadamente.

Preços da cefalexina

A cefalexina é geralmente encontrada em comprimidos de 500mg, em caixas com 8 ou 10 comprimidos. O seu preço depende do laboratório que fabrica o medicamento e da região do Brasil em que você reside, mas de forma geral, a cefalexina custa entre R$ 8,00 e R$ 30,00. O ideal é você pesquisar na internet os melhores valores para comprar o que melhor cabe no seu bolso. Normalmente as farmácias Onofre e Araújo possuem os melhores preços. A Onofre oferece entrega domiciliar e rápida, é só acessar o site clicando no botão abaixo:

cefalexina

É importante lembrar que todo remédio só deve ser usado com um acompanhamento médico, principalmente no caso de pessoas com doenças graves, mulheres grávidas e crianças.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment