Câncer de mama: 7 alimentos que te ajudam a evitar

Câncer de mama: 7 alimentos que te ajudam a evitar

Uma alimentação saudável não possui reflexos apenas na estética, mas também influencia diretamente na saúde. Alguns alimentos, por sua vez, possuem propriedades especiais e são ainda mis funcionais. O câncer de mama, por exemplo, é uma doença que pode ser prevenida com o consumo de determinados alimentos aliado a cuidados preventivos. Assim, conheça 7 alimentos que te ajudam a evitar esse tipo de câncer.

Brócolis

O brócolis é um vegetal que possui vitamina C, precursores de vitamina A, cálcio, ácido fólico, fibras e que ainda por cima possui substâncias conhecidas como fotoquímicos. Estudos indicam que essas substâncias ajudam a proteger as células mamárias, prevenindo o câncer.

Além disso, ele também controla o nível de estrogênio, o hormônio feminino no corpo, além de conter substâncias potencialmente anticancerígenas. A produção de enzimas estimulada por esse alimento também é responsável por eliminar toxinas possivelmente cancerígenas do organismo.

Salmão

O ômega 3, um ácido graxo poliinsaturado, é encontrado em abundância no salmão e de acordo com estudos recentes ele pode ser responsável por diminuir o risco de câncer de mama. Essa prevenção acontece porque ele compete com outro ácido graxo presente na membrana celular e que é responsável pela proliferação de tecido mamário. É a proliferação desordenada a responsável por criar nódulos e tumores e, por isso, consumir o salmão é uma forma de prevenir esse câncer.

Azeite de oliva

Base da dieta mediterrânea, o azeite de oliva é responsável por provocar danos no gene cancerígeno e que está presente em mais de 20% das mulheres. Com isso, a doença não se desenvolve, além de ser mais saudável do que o óleo convencional.

Cereais

O consumo de cereais aumenta a quantidade de fibras fornecidas ao organismo, o que melhora o trânsito intestinal e também ajuda a regular os níveis de hormônio. Além disso, o consumo regular de fibras aliado a uma dieta saudável e à prática de atividades físicas ajuda na perda de peso, tornando-se benéfico pra a prevenção desse câncer. A obesidade e a quantidade de gordura corporal têm efeito direto no aparecimento do câncer e, portanto, quanto mais saudável, menos riscos de sofrer com a doença.

Soja

Para evitar o aparecimento do câncer de mama também é importante reduzir o consumo de proteínas de origem animal, trocando pelo consumo de proteínas de origem vegetal. Uma das melhores fontes de proteína vegetal, por sua vez, é a soja. Com componentes como fosfolipídios e fitoestrógeno, a soja ajuda a controlar o nível hormonal no corpo, levando à prevenção efetiva da doença.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, por sua vez, possuem substâncias como antocianinas e flavonoides, as quais ajudam a evitar o crescimento e desenvolvimento de células potencialmente cancerosas. Com isso, o tumor tende a não se desenvolver e a doença, a não se manifestar.

Abóbora

O betacaroteno presente na abóbora ajuda não apenas a produção de vitamina A, como também possui ação antioxidante, evitando a ação dos radicais livres. Isso evita a degeneração das células e ajuda a prevenir o câncer mamário.

Assim, a solução pra a prevenção do câncer de mama pode estar no seu prato, trazendo muito mais qualidade de vida. Não se esqueça, entretanto, de aliar a dieta saudável e o consumo desses alimentos a exames de rotina, como a mamografia.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment