Câncer de colo de útero: Saiba como prevenir a doença

Câncer de colo de útero: Saiba como prevenir a doença

O câncer de colo de útero acomete cerca de 500 mil mulheres todos os anos, das quais 230 mil terminam falecendo. É também o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Devido à sua frequência, portanto, é importante prevenir a doença

para que o tratamento não seja necessário. Assim, saiba agora como prevenir esse tipo de câncer.

Faça o papanicolau

Papanicolau é o nome dado a um exame ginecológico e que ajuda na prevenção do câncer de colo de útero, já que é feita uma raspagem na região. Assim, é possível identificar quaisquer lesões iniciais ou anomalias pré-cancerosas, permitindo o tratamento antes que a doença se desenvolva. O exame deve ser feito a cada 3 anos entre mulheres de 21 a 29 anos e a cada 5 anos entre mulheres de 30 a 65 anos. Quem tiver fatores de risco, como casos na família, deve diminuir o período entre exames.

Tenha uma vida saudável

Manter uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos com frequência também ajuda na prevenção desse tipo de câncer, já que combate a obesidade e ajuda a controlar a diabetes – dois fatores de risco para o surgimento desse tipo de câncer.Assim, procure por hábitos saudáveis, como uma dieta com produtos naturais e menos gorduras, sal e açúcar. Deixar de lado o sedentarismo também ajuda na prevenção.

Previna o HPV

O HPV – sigla para Human Papillomavirus – é uma doença sexualmente transmissível que causa infecção e lesões. Por causa disso, de 98 a 99% dos casos de câncer de colo de útero estão relacionados à presença de HPV no Assim, um dos jeitos mais eficientes de prevenir o HPV é usar preservativo em todas as relações sexuais, inclusive com parceiros fixos. Além disso, evitar atitudes que possam prejudicar o sistema imunológico, como fumar, também diminui a probabilidade de contaminação pelo HPV. A vacinação contra o HPV também é uma opção a ser considerada.

Cuide da higiene da região íntima

Ao não cuidar da higiene da região íntima maiores são as chances de desenvolver infecções, as quais podem levar a lesões. Essas lesões, por sua vez, podem se desenvolver e dar origem ao câncer do colo de útero. Por isso, prefira utilizar roupas íntimas de algodão e que não abafem a região, além de sabonete com pH neutro. Já quando estiver na praia ou na piscina, não fique muito tempo com o biquíni molhado. Preste atenção aos seus remédios.

O uso de determinados anticoncepcionais e de esteroides está diretamente relacionamento ao aparecimento desse tipo de câncer. Além disso, medicamentos que diminuem a imunidade também favorecem o aparecimento de HPV e, consequentemente, aumentam as chances dessa doença se manifestar.

Por isso, converse com seu médico sobre as medicações tomadas por você e pergunte sobre os riscos para o aparecimento desse tipo de câncer. Caso seja necessário, suspenda o uso ou faça a substituição. Sabendo como prevenir o câncer do colo de útero, portanto, você mantém sua saúde muito mis segura e diminui os riscos de se ver acometida por

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment