Bupropiona: O que é e quais são suas indicações

Bupropiona: O que é e quais são suas indicações

A bupropiona é indicada, basicamente, com duas finalidades: para quem deseja parar de fumar e no combate a depressão.

A seguir vamos falar das suas indicações, efeitos colaterais e outras informações.

Como a bupropiona age?

A bula do medicamento indica que o medicamento age no cérebro com as substâncias noradrenalina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Uma das suas vantagens é que a bupropiona não causa dependência.

Onde comprar a bupropiona?

Indicamos a Drogaria Onofre.

Botão onofre

Bupropiona pode ajudar a parar de fumar?

Atualmente uma das maiores indicações da bupropiona é o auxílio para quem deseja parar de fumar, porém esse diagnóstico só pode ser dado por um médico. Na maioria dos casos, a bupropiona é indicada para quem fuma, diariamente, 20 cigarros ou mais e possua uma dependência grave da nicotina. É importante destacar que a substância age nos efeitos da abstinência do cigarro.

No caso do uso para parar de fumar, a bula do medicamento recomenda que o fumante comece a tomá-lo enquanto ainda estiver fumando, e de forma geral o tratamento dura sete semanas. Em tratamentos contra o tabagismo a bupropiona é usada a mais de 20 anos.

Bupropiona e depressão

Além do combate ao tabagismo, a bupropiona é indicada também para o tratamento de depressão, e a melhora pode aparecer depois de poucos meses de uso do medicamento. Também é possível que o tratamento seja necessário mesmo depois do desaparecimento dos sintomas da depressão, para a manutenção da melhora. Porém, o melhor profissional para conduzir o tratamento é um médico.

Uma das suas principais vantagens é que não causa redução do desejo sexual, efeito colateral muito comum em outros antidepressivos como a fluoxetina.

Bupropiona emagrece?

É importante deixar claro que a substância não é usada como emagrecedor, mas como ela funciona como um bloqueador da ansiedade, a bupropiona pode causar a perda de peso.

A melhor maneira de perder peso é aliar reeducação alimentar e a prática de atividades físicas.

Contra-indicações e efeitos colaterais da bupropiona

A bupropiona não é indicada para pacientes com epilepsia, convulsões e doenças do sistema nervoso. Também não é indicado que pessoas com problemas graves de coração façam tratamento com o medicamento. Mas apenas um médico poderá avaliar as condições do paciente.

Sobre os seus efeitos colaterais, o mais grave deles pode ser a ocorrência de convulsões, e esse deve ser o maior ponto de atenção de quem está fazendo o uso desse medicamento. Avise seu médico se você já teve alguma convulsão antes do início do tratamento, e se ocorrer enquanto estiver tomando a bupropiona, suspenda o uso até consultar um especialista. Dentre outros efeitos colaterais estão boca seca, dores de cabeça, prisão de ventre e perda de apetite.

Preço

A bupropiona é encontrada no mercado em comprimidos de 150mg, em caixas com 30 comprimidos. O preço varia entre 40 e 45 reais.

É importante lembrar que a bupropiona só pode ser usada mediante indicação médica, e somente um profissional poderá dizer quais são os casos em que ela pode trazer os efeitos desejados.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment