Biotina: O que é? Para que serve? Quais são os benefícios?

Biotina: O que é? Para que serve? Quais são os benefícios?

Existem várias vitaminas que nosso corpo precisa para se manter em bom funcionamento. Porém, muitas não são fabricadas pelo próprio organismo e por isso é preciso consumi-las através da alimentação, como por exemplo, a biotina, que é uma vitamina do tipo hidrossolúvel que deve ser consumida através da alimentação.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a biotina e os benefícios que ela pode te trazer, esse artigo é para você!

O que é biotina?

A biotina é uma vitamina do complexo B que também é conhecida por vitamina B7 ou por vitamina H.

Essa vitamina é uma das vitaminas essenciais, ou seja, que nosso corpo precisa e que não é produzida por ele e precisa ser consumida através da alimentação. Assim, é necessário repor as quantidades de biotina no corpo diariamente, pois ela é uma vitamina hidrossolúvel, assim não é armazenada no corpo e seu excesso é expelido pela urina.

O consumo  pode trazer vários benefícios para o bom funcionamento do corpo e até mesmo para a estética.

alimentos ricos em biotina

Quais são os benefícios?

Possuir bons níveis de biotina no corpo pode trazer vários benefícios às pessoas. Confira abaixo os principais:

Reduz os níveis de colesterol

Ao possuir boa quantidade  no corpo a pessoa consegue ter uma redução dos níveis de colesterol e consequentemente elas terão menos  chances de ter hipertensão.

Manutenção dos níveis de açúcar no sangue

Essa vitamina também irá auxiliar para regular os níveis de açúcar no sangue, com isso irá evitar pressão sobre os níveis da insulina e irá reduzir significativamente as chances da pessoa possuir diabetes do tipo 2.

Melhora o cabelo e a pele

Estudos já comprovaram que a biotina pode trazer resultados excelentes para os cabelos e unhas, deixando-os mais bonitos e mais fortes, além é claro de ajudar a manter a saúde da pele e evitar o aparecimento de acnes.

Auxilia no emagrecimento

Irá impedir o aumento exagerado do apetite e o acúmulo de gordura, por isso ela irá ser excelente para ajudar a combater o sobrepeso.

Ajuda no ganho muscular

Essa vitamina irá ser muito importante para quem deseja o ganho muscular. Pois, ela irá atuar reparando os tecidos danificados, e ainda irá dar mais energia ao corpo para a síntese proteica melhorando o crescimento dos músculos.

Para que serve a biotina?

A biotina serve para ajudar no bom desenvolvimento do organismo. Assim, ela irá ajudar a processar gorduras, carboidratos, proteínas e açucares a fim de gerar mais energia para o corpo.

Ela irá atuar no sistema nervoso como uma espécie de calmante e ainda irá ser excelente para manter a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.

Manipulada

Você poderá comprar ela manipulada e adquirir cápsulas dela para que você consiga ter bons níveis da vitamina em seu corpo. A biotina manipulada irá trazer inúmeros benefícios ao seu corpo.

O modo de usá-la pode variar de pessoa para pessoa, por isso consultar um profissional da saúde pode ser uma excelente opção.

Alimentos que contém biotina

Se você desejar pode obter a biotina através dos alimentos, pois vários são ricos dessa vitamina, os principais são:

  • Amendoim
  • Farelo de trigo
  • Ovo cozido
  • Cogumelo cozido
  • Amêndoa
  • Noz
  • Castanha de caju
  • Avelã

Acrescente esses alimentos em sua dieta e você conseguirá ter bons níveis de biotina em seu corpo.

crescer fios biotina

 Faz o cabelo crescer?

Sim, um dos grandes benefícios é o auxílio no crescimento dos cabelos. Por isso, se você deseja ter fios mais fortes, saudáveis e com um bom crescimento, uma boa opção é consumir a biotina, principalmente na versão manipulada que costuma trazer resultados mais rápidos.

Biotina na barba

Ela também pode ajudar a estimular o crescimento da barba. Dessa forma, quem possui problemas que impedem o crescimento dos fios poderão fazer uso dessa vitamina para conseguir ter a barba como sempre sonhou.

Possui contraindicações?

O consumo de alimentos que contém biotina não tem contraindicação. Pois, ela é uma vitamina essencial ao corpo e por isso precisa ser consumida para que ele funcione perfeitamente.

Contudo, as cápsulas de biotina não poderão ser usadas por todas as pessoas, por  isso está contraindicada para mulheres grávidas, crianças com menos de 12 anos e demais pessoas que possuem alergia a algum dos componentes de sua fórmula.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment