Betacaroteno: O que é? Qual a dosagem ideal? Quais alimentos ingerir?

Betacaroteno: O que é? Qual a dosagem ideal? Quais alimentos ingerir?

Utilizado devido a diversas propriedades benéficas a saúde o betacaroteno é um carotenoide que dentre outros benefícios ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a até mesmo prevenir o câncer de pele.

Nesse artigo explicaremos mais a fundo o que é e para que serve o betacaroteno, mostrando também os alimentos ricos desse nutriente, seus benefícios e muito mais. Confira:

O que é o betacaroteno?

Também conhecido como precursor da vitamina A, consiste em um pigmento carotenoide que é encontrado principalmente em alimentos de cor amarela e laranja. Quando no organismo, havendo necessidade, ele se transforma em vitamina A para suprir essa deficiência.

Para que serve?

Por ser um antioxidante e importante para obtenção de vitamina A, serve para melhorar diversos aspectos da saúde e até mesmo para prevenir diversos tipos de doenças. Além esse nutriente está inserido dentro da listagem de alimentos funcionais, pois além das propriedades nutricionais ele ajuda a reparar danos aos radicais livres, que são responsáveis pelo desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

alimentos

Quais são os benefícios?

Agora que já sabemos o que é e para que serve esse pigmento chegou a hora de conhecer os seus benefícios diretos ao organismo. Para alcançar esses benefícios a pessoa deve ingerir alimentos ricos em betacaroteno ou então fazer a suplementação diária por meio de suplementos alimentares. Principais benefícios:

Fortalecimento do sistema imunológico – Ele ajuda a deixar o nosso organismo mais forte no combate a micro-organismos que podem causar doenças, isso devido a sua capacidade de combater os radicais livres.

Fortalecimento dos ossos – Quando ingerido o betacaroteno estimula a produção de colágeno o que estimula a renovação celular dos ossos e também fixa o cálcio nessa estrutura, tornando-o mais forte e resistente.

Melhora a visão – Sua ação ajuda a proteger a córnea e outras estruturas oculares, ajudando nos casos de olhos secos, conjuntivites inflamatórias e até mesmo catarata.

Fortalece cabelos e unhas – Cabelos e unhas dependem totalmente do colágeno para se manterem saudáveis e fortes, e por ser um preservador do colágeno, o betacaroteno ajuda também nesse aspecto.

Ajuda a manter a pele jovem – Por combater os radicais livres ele ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento da pele, melhorando o tônus e elasticidade dos tecidos cutâneos.

Quais são os alimentos ricos em betacaroteno?

Não é preciso recorrer a suplementos para ingerir a necessidade diária de betacaroteno, você pode fazer isso naturalmente por meio de alimentos que são ricos dessa substância. Confira abaixo os principais deles:

Cenoura, Caqui, Damasco seco, Acerola, Manga, Abóbora, Beterraba, Mamão, Pimentão Amarelo, Batata Doce, Rúcula, Brócolis, Couve e Espinafre.

Apesar do betacaroteno ser encontrado em maiores concentrações em alimentos de cores amarelas e laranjas, ele também pode ser encontrado em folhosos de cor verde escura como mostra a listagem de alimentos acima.

Qual a dosagem ideal?

Nutricionistas orientam que a dosagem ideal diária de betacaroteno é de 400 mg. Essa dosagem pode ser conseguida, por exemplo, consumindo 100 g de cenoura. O ideal é diversificar a ingestão de alimentos desse nutriente, adicionando a sua dieta frutas, legumes e folhosos ricos em betacaroteno.

sucos betacaroteno

O que acontece com a falta de betacaroteno?

A deficiência de betacaroteno, vitamina A, pode ocasionar diversos males a saúde como cegueira noturna, perda de cabelo, irritação ocular que pode ocasionar inflamações e irritações cutâneas. Além a falta desse nutriente pode causar enfraquecimento do sistema imunológico.

Os suplementos são uma boa opção?

Para aqueles que não conseguem levar uma dieta equilibrada a suplementação de betacaroteno pode ser uma saída para manter os níveis ideias desse nutriente no organismo. A média de preço de um frasco de betacaroteno com 60 cápsulas e concentração de 400 mg é de R$ 20,00.

O betacaroteno engorda?

Na verdade nenhuma vitamina engorda. Existe essa lenda de que vitaminas podem levar ao ganho de peso, contudo, isso é uma inverdade e essa informação não deve ser passada pra frente. Ou seja, betacaroteno não engorda.

Ajuda a bronzear?

A maioria dos suplementos de betacaroteno utilizam como marketing a sua capacidade de tonalizar a pele. Isso acontece devido ao fato da sua oxidação provocar uma tonalização dourada a essa estrutura cutânea, simulando o bronzeado natural.  Essa é uma ótima alternativa para ficar com a pele bronzeada sem sofrer os efeitos danosos que o sol pode provocar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment